Relatório da aula prática de Biofísica - experimentoteca de solos pH do solo

1224 palavras 5 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS

Beethoven Brandão, Dneson Ricardo, David Almeida, Luiz Carlos, Joseane da Silva, Karla Luana,
Gláucia Celestino e Noelma Freitas

Relatório da aula prática de Biofísica:

Ph e Tampões

MACEIÓ/AL
2012

PH do solo e tampões
Beethoven Brandão1, Dneson Ricardo1, David Almeida1,Luiz Carlos1, Joseane Silva1, Karla Luana1,
Gláucia Celestino e Noelma Freitas1

1Alunos do 2º Período de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Introdução
Este relatório intenciona discorrer a respeito dos procedimentos seguidos para a realização dos experimentos da aula pratica de Biofísica acerca da medição - com o uso de indicadores - do pH de várias amostragens de solo.
Os indicadores são compostos orgânicos capazes de identificar o caráter acido ou básico de uma solução por meio de coloração, obtendo cores diferentes dependendo do pH da solução ao qual foi adicionado.
Sabendo disso, fizemos uma experiência a qual foi apresentada a turma do 2º Período de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia de Alagoas, a experiência permitiu aos alunos uma ampla visualização sobre o conteúdo abordado em sala, foram utilizados procedimentos simples, de fácil entendimento para análises de pH e tampões, criando-se assim uma curva de titulação com reagentes ácidos e básicos, assim como a medição do pH usando métodos de coloração, como o pHmetro (peagâmetro), indicador feito com repolho roxo e as fitas para medição de pH. E para determinação do pH usamos amostras de solo, hidróxido de sódio e ácido clorídrico.

Metodologia
Para o preparo da escala e determinação do pH do solo
Após ter sido demonstrado como são feitos os cálculos para se estabelecer as proporções dos produtos químicos que serão usados, foi pesado 2,4 g de hidróxido de sódio junto a 50 ml de água destilada,

Relacionados

  • Resumo PEP 07 09
    431830 palavras | 1728 páginas