Relatório da aula prática 1: respiração, orgãos respiratórios, diferenças e importância na qualidade do pescado e sanidade aquícola.

560 palavras 3 páginas
Introdução

O processo de tomada de oxigênio e liberação de dióxido de carbono é denominado respiração. Os peixes possuem um órgão respiratório especial para captação do oxigênio dissolvido na agua, este órgão é chamado de brânquia. Em um peixe as brânquias vão consistir de vários arcos branquiais de cada lado. Cada arco vai possuir duas fileiras de filamentos. Cada filamento possui lamelas finas e paralelas, com a aparência de pequenas placas. Nesta lamelas o sangue flui em direção oposta à da água que flui entre as lamelas, e desta forma os peixes conseguem fazer as trocas gasosas para o mecanismo fisiológico da respiração. Também ajuda na Regulação osmótica, em moluscos bivalves sua função principal é a alimentação. As brânquias é um importante indicador do “frescor” do pescado por ser um órgão altamente vascularizado.

Procedimento
Na aula pratica realizada no dia 01/03/2013, nos foi apresentado duas espécies de peixes, a pescada amarela e a tilapia do Nilo, para analisarmos seus órgãos respiratório. A pescada amarela (Cynoscion acoupa), é uma espécie demersal, É um peixe carnívoro pertencente à família Sciaenidae, que ocorre em águas rasas tropicais e subtropicais da costa atlântica da América do Sul, apresentando tolerância para as águas salobras. No Brasil, ocorre em todo o litoral (SZPILMAN, 2000). A tilápia-do-nilo (Sarotherodon niloticus) é um peixe africano da família Cichidae. A tilápia-do-Nilo possui hábitos alimentares vegetarianos e omnívoros. Retiramos as brânquias para visualização e identificação de cada parte da sua estrutura, visualizamos o arco branquial os filamentos e os rastros branquiais, observamos que na espécie carnívora os rastros branquiais eram menores, e em forma de pequenos dentes que ajuda na trituração do alimento e dos herbívoros maiores e finos pois não tem essa função.
As brânquias podem indicar a qualidade do pescado, sendo que as brânquias da pescada amarela, que estava em estado de decomposição possuía uma

Relacionados

  • V34suplemento
    343142 palavras | 1373 páginas