Relatório aqi determinação do teor de humidade

1364 palavras 6 páginas
[pic]
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE EM ESTUFA A 105ºC

Analise Química Instrumental

Nome: Aline Alvim nº02 Fernanda Lima nº09
Higor Vinicius nº14 Iune Franco nº17 Priscila Gabriel nº26
Querem Hapuque nº27

3º Módulo - Tarde Professora: Fabiana

Data de realização: 15/03 Data de entrega: 22/03

Tatuí-2012
Introdução

A determinação do teor de umidade é um procedimento fundamental na armazenagem de grãos. Valores de umidade considerados seguros para um adequado armazenamento do produto são conhecidos e devem ser respeitados para que a qualidade dos grãos se mantenha durante a estocagem. Volumes grandes de grãos exigem amostragens numerosas e resultados rápidos são difíceis de serem obtidos em tempo hábil para tomada de decisões sobre a qualidade do produto e o processamento a que devem ser submetidos.
Os métodos para determinação da umidade de grãos são classificados em diretos e indiretos. Nos métodos diretos a água é retirada do produto, geralmente por processo de aquecimento, e o teor de umidade é calculado pela diferença de peso das amostras no início e ao final do processo. Esta diferença corresponde à quantidade de água retirada. Devido à sua maior confiabilidade os métodos diretos são empregados como padrão para a aferição de outros procedimentos. Enquadram-se nesta categoria os métodos de estufa, destilação, infra-vermelho e Karl Fisher.
Nos métodos indiretos, o teor de umidade é estimado em função das propriedades elétricas do produto em uma determinada condição. Os dois princípios empregados são o da resistência elétrica e o da capacitância. São métodos práticos e rápidos mas estão sujeitos a erros decorrentes da variação das propriedades físicas do produto, da temperatura ou da distribuição da umidade no interior do grão. A

Relacionados

  • Relatório geral a um matadouro
    7408 palavras | 30 páginas