Relatório 3 mecflu - eng civil poli-usp

1812 palavras 8 páginas
INDICE

INTRODUÇÃO 2
OBJETIVO 2
FUNDAMENTOS TEÓRICOS 3
PROCEDIMENTO 6
APARATO EXPERIMENTAL 7
DADOS EXPERIMENTAIS 8
RESULTADOS 9
CONCLUSÃO 16
BIBLIOGRAFIA 16

INTRODUÇÃO

O experimento consiste no estudo de uma bomba centrífuga nas condições do laboratório e operando com água, sendo constituído por uma etapa experimental e a posterior análise de dados que revelam informações sobre o funcionamento da família de bombas centrífugas semelhantes e da bomba do laboratório com outro fluido. A etapa experimental consiste na coleta de dados relativos a cinco situações diferentes por meio da leitura de instrumentos ligados à bomba e uma leitura com a seção de saída fechada, fornecendo informações sobre a voltagem, corrente, potência, pressão e vazão d’água. A partir desses dados e com o auxílio de equações conhecidas e o teorema de Buckingham também determinamos o rendimento da bomba seus adimensionais, caracterizando assim a família de bombas semelhantes à do laboratório. A apuração dos dados também permitiu a caracterização do comportamento da bomba caso o fluido utilizado fosse o óleo, com o qual a bomba foi planejada para funcionar.

Como última etapa traçou-se a curva relativa à bomba com a mudança do fluido e as curvas características de um protótipo dessa bomba operando com o fluido ideal.

OBJETIVO

O objetivo desta experiência é o estudo e a analise do comportamento de uma bomba centrifuga, antecipando os resultados de uma suposta mudança no fluido utilizado, determinando suas curvas características e auxiliado pelo teorema de Buckingham.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS

W = potência útil no eixo da bomba
Pe = pressão medida na entrada da bomba (vacuômetro)
Ps = pressão medida na saída da bomba (manômetro) μ = viscosidade dinâmica do fluido ρ = massa específica do fluido (constante) g = aceleração da gravidade (constante) γ = peso específico do fluido (constante) α = coeficiente de energia cinética (igual a 1 para

Relacionados