Relatório 01 - CKTII

1831 palavras 8 páginas
Laboratório de Circuitos Elétricos II

Medidas Elétricas AC

1. INTRODUÇÃO
O circuito resistor-capacitor (circuito RC), como representado alimentado na Figura 1.1, alimentado por uma fonte de tensão alternada (ou Corrente Alternada AC) possui algumas propriedades diferentes de circuitos com capacitores em Corrente Contínua (DC).

Figura 1.1 – Circuito RC em Corrente Alternada
Quando se trabalha em AC, o capacitor apresenta uma grandeza denominada reatância, no caso do tipo capacitiva. Cujo entendimento matemático se dá através do uso dos números complexos. Para simplificar o trabalho com o caráter complexo das grandezas tensão e corrente, utiliza-se a notação de fasores que é apoiada na relação de Euler e nas coordenadas polares escritas sobre a reprentação no plado ne Argand-Gauss para os complexos.

Figura 1.2 – Circuito RC em Corrente Alternada

Sejam as coordenadas polares descritas por:

Um número complexo pode ser escrito na forma cartesiana como a soma da parte real e da imaginária ou na forma polar com o módulo r e o ângulo ɵ. A notação de fasores baseia-se exatamente na forma polar:

Na notação de fasores, as operações de multiplicação de complexos se torna a multiplicação de seus módulos r e a soma de seus ângulos enquanto que a divisão se a divisão de seus módulos e a subtração de seus ângulos;
O capacitor de capacitância C influi no ângulo entre as ondas senoidais da tensão e da corrente por meio da sua reatância capacitiva Xc como descrito em:

De acordo com a equação, a tensão no capacirtor está 90º atrasada em relalção a corrente no mesmo e consequentemente 90º atrasada em relação à fonte.
Quando associado em série com um resistor, a impedância do circuito fica:

Como Xc depende do inverso da frequência, então quando um capacitor estiver submetido a grandes frequências sua reatância capacitiva tende a zero.
A corrente no circuito da Figura 1.1 é calculado com o uso da notação fasorial da tensão e da impedância

Relacionados