Relatórial de análise sensorial de vários tipos de malte e lúpulo

746 palavras 3 páginas
Universidade Federal Rural de Pernambuco

Nathalia Santos Rocha

Recife, 10/2014

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Nathalia Santos Rocha

Relatório da análise sensorial de vários tipos de malte e lúpulo

Relatório apresentado ao Professor Ian C. C. Nóbrega, para a disciplina de Tecnologia e gastronomia cervejeira do curso Bacharelado em Gastronomia, como complemento a 1ª Verificação de Aprendizagem no semestre de 2014.2

Recife, 10/2014 Índice de anexos Anexo 1: Ficha da análise sensorial 7 Sumário 1. Introdução 1
2. Objetivo da análise sensorial 1
3. Metodologia - Desenvolvimento 2
4. Conclusão 2 1. Introdução
Há muito a cerveja é uma bebida que faz parte das civilizações, sendo a hipótese mais aceita de seu surgimento no Oriente Médio ou no Egito (devido aos primeiros escritos sobre ela). No começo a bebida era fabricada a partir de Malte e água e denominada de sikaru pelos sumérios (povo que habitou a Mesopotâmia) enquanto que a mesma era denominada zythum pelos egípcios que a fabricavam a partir da cevada. A técnica de produção foi se aperfeiçoando principalmente com os monges, o que fez com que praticamente todos os mosteiros obtivessem a bebida, no entanto, foi na Alemanha, no mosteiro de Weihenstephan que os monges bavários tornaram-se pioneiros na fabricação de cerveja de baixa fermentação (tipo Lager).
Em meados do século XIV com a migração dos holandeses e ingleses para terras americanas a tecnologia doméstica da produção de cerveja foi se espalhando no continente e em 1544 surgiu a primeira fábrica de cerveja na Cidade do México (que tinha como matérias-primas o milho e o lúpulo). Tempos depois outras fábricas surgiram e iniciou-se a exigência de padrões de qualidade e profissionais qualificados nos locais de produção que passaram de domésticos para industriais.
Em se tratando de Brasil pode-se dizer que a chegada da bebida

Relacionados