Relatória química experimental UTFPR - CM

1130 palavras 5 páginas
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

ENGENHARIA ELETRÔNICA

RELATÓRIO LIGAÇÕES QUÍMICAS: CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DE COMPOSTOS IÔNICOS E MOLECULARES
Aluno:

Disciplina/semestre: química geral/ 2º semestre
Docente:

Campo Mourão, 16 de Maio de 2014.

Introdução
Elementos químicos tem propriedades capazes de conduzir eletricidade, geralmente em seu estado líquido ou quando aquecidos. O objetivo deste relatório é demonstrar o comportamento e a capacidade de cada elemento de conduzir eletricidade, de acordo com o ambiente a que são submetidos, identificando soluções eletrolíticas e soluções não-eletrolíticas, ou seja se conduz ou não corrente elétrica. A ocorrência de ligações químicas gera sistemas mais estáveis, em especial compostos iônicos ou covalentes.
Ligações iônicas: É a atração eletrostática entre um cátion e um ânion de um dado composto, ou melhor, é uma atração de natureza eletrostática entre dois ou mais íons (cátions e ânions), originados da transferência de elétrons entre os átomos ligantes. A ligação iônica se dá pela transferência de elétrons de átomos com baixa energia de ionização para átomos de alta afinidade eletrônica. Como resultado as forças eletrostáticas atraem os íons de carga opostas. Como as forças eletrostáticas são muito fortes ele tem características especiais como alto ponto de fusão e ebulição, são sólidos a temperatura ambiente e Conduze corrente elétrica quando fundidos ou dissolvidos em solventes polares devido à presença de íons livres.
Ligações covalentes: ocorre em ligação química entre átomos que tem a mesma tendência de ganhar ou perder elétrons, nessas condições não tem a transferência total de um elétron, assim ocorre o compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida. Átomos tendem a compartilhar elétrons de modo que suas camadas eletrônicas externas sejam preenchidas e

Relacionados

  • COL INF TCU LICIT CONT Junho
    644077 palavras | 2577 páginas