Relatória de aula pratica Fisico Quimica Unip

297 palavras 2 páginas
Relatório Aula Pratica Físico - Química
Nesta aula pratica em laboratório, foram feitos três tipos de experimentos, a respeito de soluções homogêneas, heterogenias, insaturadas, saturadas e supersaturadas. Aonde foi possível visualizar as reações obtidas em cada um deles.
Iniciamos com o experimento de mistura homogenia, aonde foi misturado em um béquer 100 ml de água e 100 ml de álcool etílico. Posteriormente iniciamos o experimento para verificar uma mistura heterogenia, foi misturado em um béquer 50 ml de água e 50 ml de óleo vegetal. Concluindo os experimentos realizamos consecutivamente a mistura de soluções insaturadas, saturadas e supersaturadas, aonde em três béqueres foram colocados 200 ml de água, posteriormente em cada um os valores de 5,0 g, 17,75 g e 25.0 g de NaCl.
Concluindo os experimentos chegamos às seguintes conclusões, na mistura homogênea a água e álcool se misturaram totalmente, não havendo assim aparição de varias fazes, comparando com um béquer de água pura podemos notar que não se aparentava nenhuma diferença visível entre estas soluções, porem o odor era diferente. Já na mistura heterogenia a água e o óleo vegetal não se misturaram, ocorrendo assim a aparição de duas fazes em nossa solução, notamos que uma boa maneira de se separar esse sistema seria o processo de decantação. No terceiro experimento aonde se encontrava as misturas insaturadas, saturadas e super saturadas, notamos consecutivamente que o primeiro béquer não apresentou uma modificação visível, já que possuíamos pouco soluto. O segundo apresentou uma mudança de cor, vimos que nele uma mínima mudança de temperatura pode alterar seu coeficiente de solubilidade, pois tivemos que aquecer a solução para que o soluto fosse diluído completamente. O terceiro apresentou corpo de fundo, isso veio a ocorrer pelo fato de possuirmos mais soluto do que o coeficiente de solubilidade daquela determinada solução.

Relacionados

  • Educação nas prisões
    108210 palavras | 433 páginas
  • contestação
    676588 palavras | 2707 páginas
  • Exame OAB UNIFICADO 2015 1
    671094 palavras | 2685 páginas
  • apostila educ ambiental
    603350 palavras | 2414 páginas