Relatírio - ligas metálicas

864 palavras 4 páginas
ENGENHARIA CIVIL
QUÍMICA TECNOLÓGICA

RELATÓRIO: LIGAS METÁLICAS DE COBRE

Relatório referente ao trabalho sobre Ligas metálicas de cobre. Química tecnológica. 1º semestre, Engenharia Civil.

Salvador, Bahia, Brasil.
2012

INTRODUÇÃO

O cobre é um elemento químico de símbolo Cu, numero atômico 29 e massa atômica 63,6u. Encontra-se em estado solido á temperatura ambiente.
Classificado como metal de transição, é um dos metais mais importantes industrialmente, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade. É utilizado atualmente, para produção de materiais condutores de eletricidade, e ligas metálicas como latão e bronze.

A HISTÓRIA DO COBRE

O cobre foi o primeiro metal usado pelo homem. Denominado de cobre nativo, esse metal foi encontrado a cerca de 10.000 a 13.000 a.C. entre os rios Tigre e Eufrates, ao norte do golfo pérsico. Os romanos designaram o cobre com o nome de “Aes Cyprium”, o Metal de Cyprus, já que na ilha de Cyprus (Chipre) foi uma das primeiras fontes do metal. Com o tempo, o nome se transfoumou em Cyprium e depois em Cuprum, originando o símbolo químico “Cu”. A prova das propriedades únicas do cobre, deriva-se do fato de ter-se encontrado objetos de cobre tão antigos em diversos lugares do mundo.Durabilidade, resistência à corrosão, maleabilidade, ductilidade e fácil manejo, são algumas das propriedades co cobre.
No Brasil, em 1874, foi descoberta a mina Caraíba. Somente após 70 anos é que foram iniciados os trabalhos de prospecção. 25 anos depois um empresário brasileiro estabeleceu uma planta de metalurgia em Dias D’Ávila, Bahia, para produção de cobre eletrônico.

O CICLO INDUSTRIAL

Existem Minas á Céu Aberto e Minas Subterrâneas. Essas são classificadas de acordo com o sistema de exploração, as Minas à Céu Aberto por exemplo são aquelas cujo mineral se encontra próximo da superfície. Já as Minas subterrâneas, o mineral se encontra em profundidade, necessitando de explosivos para sua extração.
O minério e retirado

Relacionados