RELATYOS

2699 palavras 11 páginas
RELATO DA VIVÊNCIA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO COM FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A prática pedagógica do estágio foi muito importante para refletir as bases da educação, sem desvincular a vida escolar do aspecto social, econômico e político que estamos inseridos, pois é impossível separar a realidade da prática educacional. A partir dos dados teóricos adquiridos nas disciplinas de Gestão, Planejamento e políticas Públicas, Psicologia, Filosofia, Sociologia e Didática é que o estágio foi solidificado.
O trabalho realizado no recreio organizado contribuiu para o desenvolvimento das inteligências múltiplas existente nos alunos. Dessa forma, cada aluno pôde se expressar livremente, mostrar suas capacidades e habilidades, com maior auto-estima.
Todos os alunos apreciaram as atividades lúdicas e na abertura do projeto recreio organizado cantamos a música É preciso saber viver (Roberto Carlos e Erasmo Carlos) e Brincar de viver (Guilherme Arantes).
Vivenciar o desenvolvimento do estágio de gestão com foco no recreio organizado das crianças do ensino fundamental foi uma grande experiência, pois ajudou minha percepção sobre a grande importância de utilizar os jogos e brincadeiras como instrumentos de aprendizagem das crianças, e que não devem ser vistos apenas como fonte de diversão, mas sim explorados de diversas formas educativas. Os jogos educativos devem ocupar cada vez mais espaço em nossa linguagem de pedagogia, a fim de satisfazer as necessidades das crianças e cumprir o papel educativo com prazer e alegria.
De acordo com (Ferreira, 2000) “Uma experiência que tem ressignificado: O recreio nas séries iniciais do ensino fundamental traz apontamentos sobre a importância do projeto desenvolvido, para amenizar as ocorrências no recreio.”
Sendo assim, ao planejar e organizar o recreio as crianças compreenderam que o propósito não era somente se divertir, mas envolver os professores nas atividades lúdicas, estabelecer a harmonia, segurança, amenizar a indisciplina criando

Relacionados