Relatrio Pronto2

2350 palavras 10 páginas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA E BIOLOGIA

KARIN UTE DOEHL CALVINHO
LARISSA RICHTER
RAFAEL ROMERO REIS

DETERMINAÇÃO DA MASSA MOLAR DE UM METAL

CURITIBA
2009
KARIN UTE DOEHL CALVINHO
LARISSA RICHTER
RAFAEL ROMERO REIS

DETERMINAÇÃO DA MASSA MOLAR DE UM METAL

Relatório de aula prática realizada no dia 02 de set. 2009 na disciplina de Físico-Química A, ofertada pelo Departamento Acadêmico de Química e Biologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná ao curso de Química.
Professor: João Batista Floriano

CURITIBA
2009
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 MATERIAL E MÉTODOS 4
2.1 MATERIAL 4
2.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4
2.2.1 Determinação da Massa Molar do Magnésio. 4
2.2.2 Determinação da Massa Molar do Zinco 5
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO 5
3.1 DETERMINAÇÃO DA MASSA MOLAR DO MAGNÉSIO 5
3.2 DETERMINAÇÃO DA MASSA MOLAR DO ZINCO 8
4 CONCLUSÃO 9
5 REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO
Amadeo Avogadro propôs, em 1811, que sob condições de temperatura e pressão constantes, volumes iguais de gases contêm números iguais de moléculas, que ficou conhecido como princípio de Avogadro. Uma vez que números iguais de moléculas significam igual quantidade de matéria, a quantidade de matéria n, de qualquer gás, está relacionada diretamente com o seu volume. A partir do princípio de Avogadro, espera-se que 1 mol de qualquer gás ocupe o mesmo volume a uma dada temperatura e pressão. A combinação das relações de volume, pressão e temperatura que um gás ideal obedece (leis de Boyle, Charles e Avogadro) resulta na expressão matemática conhecida como equação de estado dos gases ideais (ATKINS, 2006):
PV = nRT (1.1)
Aproximando-se as condições de temperatura e pressão de modo que permitam tratar um gás como ideal, pode-se através das medidas de temperatura, pressão e volume determinar a quantidade de gás, aplicando a equação de estado do gás ideal. Assim, se numa reação um dos produtos é um

Relacionados