Relatos sobre a surdes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando pensamos em surdo, logo imaginamos que eles sempre existiram o que é correto já que encontramos relatos de sua existência desde a antiguidade, também imaginamos que a lingua de sinais sempreexistiu, que nasceu da necessidade de comunicação entre eles isso também e verdade, mas devemos nos ater ao fato de que não é a língua que conhecemos hoje em dia e que passou por muitos processos paraser reconhecida atualmente. Mas o que não sabemos é como viviam naquela época. Os tratamentos oferecidos aos surdos variavam de acordo com valores e crenças, mantidos pelas antigas comunidades,através desses fatos podemos ver que nem sempre a comunidade surda foi respeitada e sempre foram vistos como anormais.
As primeiras referências de pessoas surdas são encontradas no povo Hebreu, nas sagradasescrituras encontramos os primeiros relatos sobres os surdos, onde se pode ler “quem da à boca para o homem? Quem o torna mudo ou surdo, capaz de ver ou cego? Não sou eu Javé?” (Êxodo, 4:11),ou “Nãoamaldiçoe o mudo, nem coloque obstáculos diante do cego: tema o seu Deus” (Levitico,19:14).Portanto ser surdo era à-vontade de Deus e assim o homem nada poderia fazer. No Egito, eles eram adoradoscomo deuses, servindo de mediadores entre deuses e faraós do, sendo temidos e respeitados pela população.
Mas foi o filósofo grego Sócrates que perguntou ao seu discípulo Hermógenes: “Suponha que nósnão tenhamos voz ou língua, e queiramos indicar objetos um ao outro. Não deveríamos nós, como os surdos-mudos, fazer sinais com as mãos, a cabeça e o resto do corpo?” Hermógenes respondeu: “Como poderiaser de outra maneira, Sócrates?”. Neste contexto os surdos receberam alguns direitos como cidadãos, porem não era concedido o direito ao casamento, por temerem que filhos de surdos nascessem surdos,nem que herdassem bens ou possuíssem propriedades, sendo assim não gozavam de total liberdade e ficando dependentes de outros para viverem.
Em contra partida em muitas nações o surdo não eram...
tracking img