Relatorios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de prática
Escolha de indicadores para titulações ácido-base





Discentes:
Silvia dos Santos Oliveira
Mirma Tereza Fonseca da Silva
Disciplina: Química Analítica II
Professor: Taiana Tarantino
Curso: Engenharia Química
Turma: 2011.1


1. Introdução

Neste experimento foi realizada a titulação ácido-base utilizando o método de neutralização ácido forte/base forte,fundamentado na determinação da concentração real de um ácido pela reação de neutralização de uma base de concentração conhecida, onde a visualização se torna possível com a utilização de indicadores.

2. Fundamentação teórica

A titulação é um dos processos mais utilizados em química analítica quantitativa. É uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possíveldeterminar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida (solução padrão).

Neste processo adiciona-se uma solução, que é colocada na bureta (titulante), à outra solução que se encontra no Erlenmeyer (titulado) ocorrendo entre as duas uma reação ácido-base.

O ponto de equivalência da reação é atingido quando o número de mols de íons H3O+ provenientes doácido igual a o número de mols de íons OH- provenientes da base. Este ponto é determinado, na prática, pelo chamado, ponto final o qual é detectado, por exemplo, através da mudança de cor do indicador colorimétrico mais apropriado à referida titulação ou através da curva de titulação.

A reacção química entre um ácido forte e uma base forte origina um sal neutro e água.



Titulando HCl comNaOH:

A reação do ácido com a base tem uma estequiometria de 1:1, ou seja, cada mol de HCl reage com um mol de NaOH, formando um mol de NaCl e um mol de H2O.

O NaOH, que nesse caso é o titulante, fica na bureta. E o titulado, substância da qual queremos saber a concentração, fica no Erlenmeyer. No início o pH não varia muito, essa é a zona de tampão. Um tampão é quando pode-se adicionar base(ou ácido, dependendo do tampão), e não há variação significativa no pH. Se continuarmos adicionando a base, eventualmente esse pH vai aumentar aos poucos até chegar ao ponto de equivalência bem no meio da curva, pH 7 nesse caso. A partir desse ponto, o NaOH passa a estar em maior quantidade que o HCl. A solução no Erlenmeyer mudará de cor pois indicador foi adicionado para indicar quando o NaOHparasse de consumir o HCl mostrando assim o fim da reação.



Conhecendo a concentração de NaOH e a quantidade gasta (a bureta é uma vidraria que possui uma escala bem precisa), pode-se saber a quantidade de mols gasta. Como essa reação possui um estequiometria 1:1, a quantidade gasta de NaOH é a mesma que existia em HCl dentro do Erlenmeyer.



Os indicadores de pH são substânciasorgânicas que possuem a propriedade de mudar de coloração com a variação do pH do meio. A mudança de coloração se processa de maneira gradual entre valores definidos da escala de pH.



Uma das causas de erro no uso dos indicadores é o fato da viragem dos mesmos ser gradual e se dar em um certo intervalo de pH. Outra causa de erro é devido ao fato da mudança de cor do indicador ocorrer em um pHdiferente do pH do ponto de equivalência, fazendo com que o volume do titulante no ponto final seja diferente do volume do titulante no ponto de equivalência. Na prática procura-se escolher um indicador de cause o menor erro possível. É necessário frisar que não há necessidade de se eliminar o erro, isto é, não é preciso fazer com que o ponto final coincida exatamente com o ponto de equivalência.No caso de uma titulação de um ácido forte com uma base forte esta coincidência existiria se o ponto final da titulação ocorresse em pH 7,0. Quando se observa num mesmo gráfico a curva de titulação e o intervalo de viragem de um dado indicador, é possível decidir se o mesmo é ou não adequado para esta titulação. Assim, o indicador correto para uma titulação será aquele cuja mudança de...
tracking img