Relatorios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria.
INTRODUÇÃO
O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis que serão publidadas (entregues) aos usuários (investidores, credores, governo, funcionários, fornecedores e demais interessados). Isso é alcançado mediante a opinião emitida pelo auditor sobre asdemonstrações contábeis elaboradas internamente pela entidade (empresa) auditada.
Dessa forma, o Auditor deve ter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente de serem causadas por fraude ou erro. Contudo suas conclusões e opiniões são persuasivas e não conclusivas, pois o trabalho de auditoria baseia-se em evidências eamostras por uma questão de viabilidade econômica.
Tais conclusões e opiniões devem respeitar o conceito de “materialidade”, ou seja, se os erros, que não forem sanados dos relatórios contábeis, ou fraudes apresentam distorções nas informações financeiras que possam influenciar a decisão econômica dos usuários da entidade. Assim a opinião do auditor considera as demonstrações contábeis como um todoe, portanto, o auditor não é responsável pela detecção de distorções que não sejam relevantes para as demonstrações contábeis como um todo.
Objetivos gerais do auditor e da auditoria
Obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro.
E, apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis ecomunicar-se de acordo com as constatações observadas.
Se não for possível obter segurança razoável e a opinião com ressalva no relatório do auditor for insuficiente nas circunstâncias para atender aos usuários da informação financeira, o auditor deve abster-se de emitir sua opinião ou renuncie ao trabalho, quando a renúncia for possível de acordo com lei ou regulamentação aplicável.
A opinião doauditor não assegura que a viabilidade futura da entidade nem a eficiência ou eficácia com a qual a administração conduziu os negócios da entidade (empresa), mas, em algumas situações específicas o auditor pode fornecer opinião sobre a eficácia do controle interno ou a compatibilidade de um relatório separado da administração junto com as demonstrações contábeis.
A administração da entidade(empresa) deve reconher que para que o Auditor possa concluir seu trabalho é necessário que algumas premissas sejam atendidas, como fornecer ao auditor:
* acesso a todas as informações que sejam relevantes para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis tais como: registros e documentação, e outros assuntos;
* informações adicionais que o auditor possa solicitar da administraçãoquando apropriado para a finalidade da auditoria; e
* acesso irrestrito às pessoas da entidade (empresa), que o auditor determine ser necessário obter evidências de auditoria.
 O auditor está sujeito a princípios éticos relevantes que mantenham à independência dos trabalhos de auditoria de demonstrações contábeis. Esses princípios são:
* Integridade;
* Objetividade;
* Competência e zeloprofissional;
* Confidencialidade; e
* Comportamento (ou conduta) profissional.
O Auditor deve manter o ceticismo profissional e isso inclui estar alerta, por exemplo, a:
* evidências de auditoria que contradigam outras evidências obtidas;
* informações que coloquem em dúvida a confiabilidade dos documentos e respostas a indagações a serem usadas como evidências de auditoria;
*condições que possam indicar possível fraude;
A manutenção do ceticismo profissional ao longo de toda a auditoria é necessária, por exemplo, para que o auditor reduza os riscos de:
* ignorar circunstâncias não usuais;
* generalização excessiva ao tirar conclusões das observações de auditoria;
* uso inadequado de premissas ao determinar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de...
tracking img