Relatorios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O presente trabalho tem por finalidade descrever as experiências do estágio na Educação Infantil, incluindo todo o processo, desde a caracterização do espaço, o público alvo, a estratégia deintervenção, a forma de análise das intervenções bem como a abordagem utilizada na aplicação. Buscamos ainda através da intervenção, contribuir de forma significativa na instituição por meio de contação dehistória; brincadeiras; músicas que trabalham coordenação motora, lateralidade, entre outros; atividades de fixação e auxilio nas atividades corriqueiras que a educação infantil exige.
O trabalhorealizado em creches deve estar direcionado para dois fatores indispensáveis na formação do indivíduo que são o cuidar e o educar. As crianças dessa faixa etária precisam de atenção, segurança, carinho,alimentação, saúde, cuidados de higiene, rotina com horários pré-estabelecidos, momentos tranqüilos de sono e segurança com condições materiais e humanas que as beneficiem socialmente e culturalmente.O educar refere-se a proporcionar momentos de socialização e interação, transmissão de valores, aprendizagem sobre noções de espaço, conhecimento do corpo e autonomia. Bujes diz que:[...] na prática, a dimensão educativa, tem desconhecido um modo atual de ver as crianças: como sujeitos que vivem um momento em que predomina o sonho, a fantasia, a afetividade, abrincadeira, as manifestações de caráter subjetivo [...] (Apud CRAIDY 2001, p.17)
Sabendo da importância dos dois fatores na educação infantil faz-se necessário o profissional atuante compreender que énessa fase que a criança constrói todo acervo motor e as possibilidades cognitivas e emocionais que carregará por toda a vida. Nesse período, desenvolvem-se as capacidades da relação com o outro, aidentidade, as atitudes de tolerância e o respeito às diversidades. Diante disso, o trabalho com as crianças deve estar pautado naquilo que ela traz consigo, que são as vivências do próprio corpo....
tracking img