Relatorios de quimica e fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução teórica

Geralmente quando a temperatura de um corpo aumenta , suas dimensões também aumentam . A esse fenômeno dar se o nome de dilatação térmica. Essa dilatação ésempre volumétrica, pois as moléculas afastam-se umas das outras em qualquer direção que se considere.
Tratando-se da dilatação térmica dos sólidos podemos afirmar que asmaiorias dos objetos aumentam de tamanho quando aumentamos sua temperatura isso pode ser claramente percebido nas construções de pontes, viadutos, vias férreas e calçamentos. Porexemplo, nas ferrovias, as barras dos trilhos devem ser assentadas com um espaço entre elas, para permitir a livre dilatação quando a temperatura varia. Se isso não fosse feitos, ostrilhos poderiam se entortar, devido à tensão a que ficariam submetidos.
Já as pontes, viadutos e grandes construções, empregam-se as chamadas juntas de dilatação. Elas evitam quevariações das dimensões devidas a mudanças de temperatura venham a danificar a estrutura do concreto. Às vezes, a junta de dilatação consiste em roletes sobre os quais a estruturapode deslizar, compensando os efeitos da dilatação.
Os fios instalados entre os postes nas ruas ou entre torres das linhas de alta tensão não são esticados. Esse procedimentovisa evitar que, no inverno, com a queda da temperatura, a contração possa esticar esses fios a ponto deles se romperem.

Objetivo
Obter experimentalmente o valor do coeficientelinear do sólido

Materiais utilizados
Anel de gravesande
Aparato experimental- Dinamômetro
Termômetro
Calculadora
Ebulidor

Anexoshttp://www.brasilescola.com/fisica/dilatacao-termica-solidos.htm data de acesso (04-04-12)
Por Domiciano Marques Graduado em Física

Fundamentos de Física,parte I, pg 41, Editora LTA, 10ª
edição, 2010
tracking img