RELATORIOo 2 NEUTRALIZA O 1

1749 palavras 7 páginas
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
1.1 ENERGIA INTERNA 4
1.2 ENTALPIA 4
1.3 CALOR DE NEUTRALIZAÇÃO 5
1.4 CALOR DE DISSOLUÇÃO 5
2 OBJETIVOS 6
2.1 OBJETIVOS GERAIS 6
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
3 PROCEDIMENTO EXPERIEMENTAIS 7
3.1 MATERIAIS 7
3.2 REAGENTES 7
3.3 PROCEDIMENTO 7
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
5 CONCLUSÃO 10
6 REFERÊNCIAS 11
7 ANEXOS 12
7.1 MEMORIAL E CÁLCULO PRÁTICA 1 12
7.2 MEMORIAL DE CÁLCULO PRÁTICA 2 13

1 INTRODUÇÃO

De acordo com Peter Atkins e Julio de Paula ao modificar a energia de um sistema, alterando a temperatura deste em relação ao meio externo, por exemplo, diz-se que houve uma transferência de energia na forma de calor.
As transferências de calor podem se comportar de acordo com um processo exotérmico, onde ocorre a liberação de energia na forma de calor, tendo como exemplo as reações de combustão, como a combustão do metano, por exemplo:

CH4 + 2O2 → CO2 + H2O

Os processos de transferência de calor também podem ser endotérmicos, onde ocorre a absorção de energia em forma de calor, tendo como exemplo a vaporização da água, onde as moléculas de água recebem calor suficiente para que haja a quebra das ligações de hidrogênio para que se tornem vapor.
Para o estudo do processo do calor transferido ou absorvido utiliza-se um calorímetro: dispositivo que apresenta baixas trocas de energia em forma de calor com o meio.

1.1 ENERGIA INTERNA
Energia interna, na termodinâmica, é toda energia existente em um sistema (acumulada) sob volume constante, sendo representada por U, é a soma das energias cinética e potencial contidas neste sistema. Segundo Peter Atkins e Julio de Paula, quando a temperatura de uma substância se eleva, ocorre também a elevação da energia interna.

1.2 ENTALPIA
A entalpia, representada por H, é dada por:

H = U + pV
Em que p é a pressão do sistema e V o volume, sendo uma função de estado, sua variação representada por ΔH é independente do caminho da reação.

1.3 CALOR DE NEUTRALIZAÇÃO

Ainda de acordo com Peter Atkins e Julio de

Relacionados