relatoriocn

1253 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
COMPUTAÇÃO NUMÉRICA
PROF. MARCELO BORGES NOGUEIRA

RELATÓRIO DE LANÇAMENTO OBLIQUO 1
TURMA: 04

NATAL/RN
2014

IDENTIFICAÇÃO

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Escola de Ciências e Tecnologia
Bacharelado em Ciências e Tecnologia

COMPONENTE CURRICULAR
Computação Numérica

Turmas :03 e 04

DOCENTE:
Marcelo Borges Nogueira
DISCENTES:

LOCAL :
Natal, Rio Grande do Norte

DATA :
26 de maio de 2014

INTRODUÇÃO
Trabalho sobre lançamento oblíquo com o objetivo de determinar o ângulo de lançamento de um projétil e expor os cálculos envolvendo raízes referentes aos métodos computacionais estudados em sala de aula.
O movimento oblíquo de um projétil é um caso de movimento bidimensional e que, portanto é composto de dois movimentos unidimensionais simultâneos, um vertical e um horizontal, assim, notam-se a variação do vetor velocidade e das suas componentes. A trajetória é parabólica, o vértice da parábola representa a altura máxima que o objeto atinge e a distância que separa as duas intersecções da parábola com o eixo horizontal é o alcance máximo do objeto.
O lançamento do objeto (esfera metálica) foi a partir de um cano com balão amarrado em uma das suas extremidades com ângulo desconhecido. Medimos as distâncias em que a esfera atingia ao ser lançada para fazer a média. Os dados foram obtidos no dia 20 de maio de
2014.

PRÁTICA
Inicialmente foi feito uma medição do lançador (Cano PVC, revestido com bexiga de látex em uma de suas extremidades) para que se fosse possível fazer a mensuração do alcance atingido pela partícula. Além disso, também foi feito uma medição da altura (y0) em que o lançador iria realizar os arremessos. Isto pode ser observado nas figuras 1 e 2.
Figura 1 – Lançador sendo medido no pré-lançamento.

Figura 2 – Altura em que o lançador estava.

Na primeira situação para que

Relacionados

  • RelatorioCN
    327 palavras | 2 páginas