RelatorioCM

1418 palavras 6 páginas
Aula Prática de Ciência dos Materiais – Microscópios
Thaise Balbinot
Universidade Federal do Pampa – Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente – EERA UNIPAMPA, CEP 96413-170, Bagé (RS), Brasil
E-mail: thaisebalbinot@hotmail.com
1.0 – Introdução
O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células. Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 - 1723).
Os microscópios de Leeuwenhoek eram dotados de uma única lente, pequena e quase esférica. Nesses aparelhos ele observou detalhadamente diversos tipos de material biológico, como embriões de plantas, os glóbulos vermelhos do sangue e os espermatozóides presentes no sêmen dos animais. Foi também Leeuwenhoek quem descobriu a existência dos micróbios, como eram antigamente chamados os seres microscópicos, hoje conhecidos como microorganismos.

Fig. 1 – Microscópio de Leeuwenhoek;
2.0 – Microscópio Ótico

Os microscópios óticos são constituídos por uma componente mecânica de suporte e de controle da componente óptica que amplia as imagens. Os microscópios atuais que usam luz transmitida partilham os mesmos componentes básicos:

Fig. 2 – Microscópio ótico;
1. Lentes oculares;
2. Revólver;
3. Lentes objetivas;
4. Parafuso macrométrico;
5. Parafuso micrométrico;
6. Platina;
7. Foco luminoso (Lâmpada ou espelho);
8. Condensador e diafragma; 9. Braço;

2.1 – Componentes mecânicos
Pé ou base – apoio a todos os componentes do microscópio;
Braço – fixo à base, serve de suporte às lentes e à platina;
Platina – base de suporte e fixação da preparação tem uma abertura central (sobre a qual é colocada a preparação) que deixa passar a luz. As pinças ajudam à fixação da preparação. A platina pode ser deslocada nos microscópios mais modernos, nos antigos tinha

Relacionados