relatoriochama

374 palavras 2 páginas
Relatório Chama de Vela

Objetivo: Estudar o espectro eletromagnético a partir do espectro da luz visível.

Relação dos materiais utilizados:
- Vela;
- Apoio para vela;
- Fósforo;

Fundamentos principais
O espectro eletromagnético é o intervalo completo de todas as possíveis frequências da radiação eletromagnética, e ele pode se estender desde frequências abaixo das frequências de baixa frequência até a radiação gama. As ondas eletromagnéticas, geralmente, se diferem uma das outras quanto ao valor da frequência de propagação e quanto à forma que são produzidas; como por exemplo: os raios ultravioleta, emitidos por átomos excitados, possuem frequências superiores às da região visível do ser humano.

Ondas eletromagnéticas são descritas pelas seguintes propriedades físicas: frequência (ƒ), comprimento da onda(λ), ou por energia de fóton (E). O comprimento de onda é inversamente proporcional a frequência da onda. Desta forma, raios gama tem comprimentos do tamanho de frações do tamanho de um átomo, enquanto o comprimento de ondas no extremo oposto do espectro podem ser tão grandes quanto o universo. A energia de um fóton é diretamente proporcional à frequência de onda, portanto os raios gama possuem a maior energia, enquanto ondas de rádio possuem energias extremamente baixas

Essas relações são ilustradas pelas seguintes equações:

c = m/s é a velocidade da luz no vácuo e h = (33)×10 J s = (10)×10 eV s é a constante de Planck.

Na chama da vela há três partes distintas, chamadas de zonas ou cones.
A zona azul ou cone de gás é a parte central e mais quente. Fica na base da chama.
A zona amarela ou cone de luz amarelada fica entre o cone de gás e a extremidade externa da chama. É a parte mais luminosa, devido à incandescência de partículas de carbono.
A zona quente ou cone de fogo é a parte vermelha e mais externa da chama.

Desenvolvimento do experimento
O primeiro passo do experimento foi acender a vela e observar, depois fazer um

Relacionados