relatorioagregado

3042 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE POSITIVO
Isabele Antonelli
João Pedro Ramos
Ali Nasser Hammoud
Amanda Maia
Anderson Finger
Guilherme Antônio

Relatório Referente aos Ensaios de Agregados Graúdos e Miúdos

Curitiba
Maio/2014
Isabele Antonelli
João Pedro Ramos
Ali Nasser Hammoud
Amanda Maia
Anderson Finger
Guilherme Antônio

Relatório Referente aos Ensaios de Agregados Graúdos e Miúdos
Relatório Técnico de Atividade Laboratorial apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Construção Civil e Ciência e Tecnologia dos Materiais do curso de Engenharia Civil da Universidade Positivo.
Professor: Eng. Cesar Henrique Sato Daher, M.Sc.

Curitiba
Maio/2014
Resumo
O Presente trabalho refere-se à atividade prática de realização de ensaios de agregados graúdos e miúdos de acordo com as normas técnicas da ABNT para a qualificação dos materiais que serão utilizados no ensaio de concreto.

Palavras-chave: agregados; ensaios e qualificação.

Sumário

1 Introdução
A obtenção de um concreto com trabalhabilidade adequada, ao contrário do que se imagina, não depende unicamente da quantidade de água utilizada ou aditivo, mas também da seleção e proporção adequada dos materiais. Diante disso, é necessário compreender e registrar a partir de ensaios laboratoriais, a influência dos agregados, mais precisamente dos agregados miúdos, os quais podem atuar ativamente na consistência do concreto.
Os agregados, como um todo, não só tendem a influenciar na resistência do concreto, pois agregados com propriedades indesejáveis podem não apenas produzir um concreto pouco resistente, mas também podem comprometer a durabilidade e o desempenho estrutural do concreto (NEVILLE, 1997).
Os agregados desempenham um importante papel em argamassas e concretos, quer do ponto de vista econômico, quer do ponto de vista técnico, e exercem influência benéfica sobre algumas características importantes, como: retração, aumento da

Relacionados