relatorio1 MCM

1193 palavras 5 páginas
LABORATÓRIO DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MECÂNICA – MCM - 60 Sem. - Prof. Barbieri

30 LABORATÓRIO – TEMPERABILIDADE - ENSAIO JOMINY DO
AÇO AISI/ SAE 1045H e 4130

Objetivo: O conceito de temperabilidade está associado à capacidade de endurecimento do aço durante o resfriamento rápido (têmpera), ou seja, sua capacidade de formar martensita a uma determinada profundidade em uma peça.

Introdução:
Consiste em resfriar, a partir do estado austenítico uma única barra de 1 polegada de diâmetro por 4 polegadas de comprimento. Essa barra é austenitizada e em seguida resfriada com um jato de água em condições padronizadas (Figura 1) .

Figura 1 - Equipamento para executar o ensaio Jominy (fonte: Shackelford).

Depois de resfriada, faz-se, longitudinalmente, uma trilha retificada na amostra e mede-se a dureza a partir da extremidade resfriada (Figura 2).

Figura 2 – Valores resultantes da dureza ao longo da barra do corpo de prova (fonte: Shackelford).

Note-se que quanto maior é a velocidade de resfriamento, maior é a dureza. Isto está diretamente relacionado aos produtos resultantes do resfriamento: martensita, perlita fina e perlita grossa. A presença de elementos de liga retarda o início das transformações difusivas. Este fato pode ser visto como um deslocamento para a direita das curvas em C dos diagramas TTT. Isto é refletido no ensaio Jominy como uma distância maior endurecida, a partir da extremidade resfriada. Esta é a profundidade de endurecimento ou endurecibilidade ou ainda temperabilidade. Aços de elevada endurecibilidade possibilitam a obtenção de martensita, de elevada dureza, em componentes de grandes dimensões, tais como matrizes.

Metodologia:
1) Determinação da profundidade de dureza pelo método jominy

1- Ligar o forno e ajustar a temperatura a 850ºC.

2- Colocar o corpos de prova dentro do forno (1045), que deverá estar com a temperatura estabilizada e esperar normalizar a amostra à uma temperatura de 850ºC .

3- Aguardar 60

Relacionados