Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Computador na Sala de Aula
Programas de uso geral e programas específicos para aplicações didáticas estimulam a aprendizagem e ajudam a aumentar a eficiência da escola.

1. O COMPUTADOR E A ESCOLA.
A escola é um lugar excelente para os primeiros contatos com o computador. As pessoas que aprendem a usar a tecnologia computacional na escola certamente terão menos dificuldades do que as queentram em contato com ela somente no mercado de trabalho. Além disso, poderão se preparar melhor para as exigências cada vez maiores nessa área. Há duas categorias de programas que podem ser utilizados nas atividades escolares.
1. Aplicativos de uso geral, utilizados como auxiliares no ensino.
2. Programas desenvolvidos com finalidades didáticas.
a) Aplicativos de Uso Geral
• Processador detexto – Tem utilidade imediata nas tarefas escolares. Possibilita que os alunos apresentem melhores seus trabalhos e agiliza a produção, permitindo que sobre mais tempo para o estudo dos conteúdos. É
igualmente útil aos professores, pois facilita a criação de testes e exercícios. Além disso, a produção guardada em arquivos pode ser aperfeiçoada e reutilizada depois.
• Programas de desenhos, deilustrações e de tratamento de imagens – Usada para gerar ilustrações ou para o trabalho com gráficos em Matemática, Geometria e Física.
• Banco de dados – Muito útil nas áreas que reunen grande quantidade de informações, como Biologia e História. Um aluno interessado pode usá-lo para compilar informações sobre um determinado assunto e apresentar um trabalho em forma de relatório. Também ajuda oprofessor a organizar seu material didático. Grandes quantidades de informações podem ser recuperadas facilmente, sempre que for preciso orientar o trabalho de um estudante ou responder perguntas de ultima hora.
• Programas de apresentação – São programas flexíveis o suficiente para serem usados de várias formas, enriquecendo as aulas com seus recursos multimídia. Se a escola não dispõe de um hardwareespecifico para a projeção da tela do computador, eles permitem a impressão de transparências para retroprojetores ou slides para projetores comuns. Vêm com diversos fundos – prontos para serem utilizados, como telas – e fontes (tipos de letras). Podem incluir ainda som, animação, trechos de vídeos.
b) Aplicativos Didáticos
A popularização da multimídia tem estimulado o lançamento de grandequantidade de títulos didáticos em CD-ROM. Há opções para todos os níveis escolares, voltados para atender a itens específicos dos currículos. A utilização desses materiais na escola requer um critério cuidadoso por parte de professores, pais e alunos.
Tanto as obras desenvolvidas no Brasil quanto as de origem estrangeiras têm qualidades bastante variável. No caso da produção importada, os cuidadosdevem ser redobrados. Além de avaliar sua qualidade, é preciso verificar se os conteúdos são adequados aos currículos brasileiros. Por isso, essas obras têm sido usadas, principalmente, como referencia e fonte de consulta.
1. A Internet na Escola
A Internet, especialmente a Web, é um recurso precioso para a educação, pois coloca à disposição de estudantes e professores uma quantidade imensa deinformações. Através da Internet, é possível, por exemplo, “visitar” museus, universidades e bibliotecas do mundo inteiro, selecionando o que há de melhor em todas as áreas de cultura. Professores e alunos podem se manter atualizados e trocar experiências, via newsgroups, por exemplo, com colegas do mundo todo. – como acontece no projeto Escola do Futuro, da universidade de São Paulo (USP). Muitasinstituições mantêm sites com conteúdos voltados especificamente para o uso escolar. Há também uma grande quantidade de imagens disponíveis na Internet. Depois que um arquivo de imagem é baixado para um computador local, seu conteúdo pode ser usado em multimídia computadorizada ou impresso em papel.
O idioma predominante na grande maioria dos sites é o inglês. Isso traz algumas dificuldades nas...
tracking img