Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUIMICA

A primeira parte da prática realizada ocorreu com a adição de pequenos pedaços de cada um dos metais (Na, Mg e Al) , previamente lixados, em meio aquosa e a posterior acrescimento de gotasdo indicador ácido-base fenolftaleína. As reações ocorreram segundo as equações químicas abaixo:

Na0 + H2O  NaOH + H2 (I)
Mg0 + H2O  Mg(OH)2 + H2 (II)Al0 + H2O  Al(OH)3 + H2 (III)

O lixamento desses metais (Mg e Al, pois o Na é um metal mais maleável) foi realizados para retirar a camada passivante existente em cada um deles oqual é oriundo da reação entre o metal e oxigênio do meio, formando, assim, uma camada de óxido que irá dificultar a reação sendo necessário sua remoção.
Com a adição de pedaços metálicos de sódio emagnésio em seus referidos tubos de ensaio contendo água houve desprendimento do gás H2 o que pode ser notado através do borbulhamento da solução. A coloração em ambos os tudo de ensaio passou a serósea em detrimento da solução incolor inicial. Isso aconteceu devido ao indicador ácido-base fenolftaleína o qual na sua forma protonada (em meio ácido) apresenta coloração incolor e na sua forma menosprotonada (em meio básico) apresenta coloração rósea, o que foi o caso, visto que o produto da reação é básico.

Figura 01: Estrutura do indicador ácido-base fenolftaléina

Já a reação entre oalumínio e a água formando hidróxido ocorre, entretanto sua reação é a muito mais lenta de que a com os outros dois metais, não sendo assim observada na prática. Isso pode ser explicado através da análisedas propriedades periódicas dos três elementos químicos.
O sódio (Na), magnésio (Mg) e o alumínio (Al) pertencem ao mesmo período na tabela periódica e estão em família diferentes. O sódio estalocalizada na família 1A (alcalinos), o magnésio, mais a direta, na família 2A (alcalinos terrosos) e o alumínio na família 3ª (família do boro). Analisando o raio atômico desses três elementos temos...
tracking img