Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro




[pic]
Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro
Centro De Ciências Humanas E Sociais – CCH
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - EAD
UNIRIO/CEDERJ




Estágio Supervisionado I – Relatório I




Nome: Ubiratando Nascimento Pereira
Matrícula: 10116080410
Pólo: Niterói



















Estágio Supervisionado I – Relato I


Inicio meu relatório expressando a felicidade de poder estar pela primeira vez realizando este tipo de atividade já que como foi descrito no Relato 1, não sou professor e sim militar da Marinha do Brasil e com isso poderia surgir alguma dificuldade deminha parte em relação a estar numa sala de aula com crianças na faixa etária de 2 e 3 anos. Numa situação como esta encaro como um desafio e também como uma grande oportunidade de poder de perto conhecer esse universo da Educação Infantil e saber como realmente funciona na prática.
O primeiro contato que tive com a escola escolhida, UMEI Alberto de Oliveira, para fazer o estágio foi omelhor possível, sendo muito bem recebido já no Núcleo de Estágio da Fundação Municipal de Educação de Niterói. Ao chegar na referida unidade já pude sentir algo diferente de outras escolas que tinha entrado, a começar com a própria entrada da escola que parecia ser de uma unidade particular e não municipal, a limpeza do ambiente e também o sorriso estampado no rosto dos funcionários que ali estavameram sinal de felicidade em poder estar trabalhando ali.
Ao conversar com a Diretora Adjunta percebi também a disposição em poder ajudar-me no estágio naquilo que fosse necessário e com isso notei que estaria num local onde quem chega é bem recebido e isso já me fez ficar a vontade naquele ambiente que era novo para mim e esse fato foi determinante para que não tivesse nenhum receio ou medode me integrar ao grupo de professores que ali trabalham.
Um fato que me chamou muito atenção foi no primeiro dia em que iria estagiar, percebi que a entrada dos alunos aconteciam com alegria em sua chegada, assim como a recepção por parte dos funcionários era bastante propícia a proporcionar às crianças um ambiente onde quisessem estar e se sentirem felizes. Isso não foi a única coisa queme marcou, mas também uma curiosidade que tomou conta de mim quando vi que uma funcionária da escola estava puxando uma caixa de som para o pátio, neste momento pensei que iria ter alguma atividade já naquele momento como alguma formatura, mas para minha grata surpresa o que pude ver e ouvir foi uma música infantil bastante interessante e que fazia as crianças chegarem felizes, cantarem a canção ese sentirem bem ali, isso pra mim já foi um ponto bastante positivo, mostrando ser uma ótima idéia na recepção dos pequenos, isso nunca tinha percebido em outro lugar.
A turma na qual haviam reservado uma vaga para mim foi a do grupo de crianças com 2 e 3 anos de idade, que tem como professora uma profissional experiente que possui 25 anos de carreira. A primeira coisa que iria imaginarera a de que as crianças se sentiriam receosas a ter contato comigo, então tomei a iniciativa de interagir com elas perguntando-lhes seus nomes e idade de cada uma e para minha surpresa fui bem aceito e ao que parece as crianças gostaram de estar com minha presença por ali. Em momentos em que alguma criança chorava com saudade da mãe, consegui contornar a situação conversando com a menininha dizendoa mesma que sua mãe não gostaria de vê-la chorando, no mesmo instante o choro parou, isso pra mim já foi uma vitória, afinal como nunca havia trabalhado com crianças, apesar de gostar muito delas, entendi que consegui me sair bem nesta situação.
Num determinado momento da rotina das crianças na escola chegou a hora de ir para o parque e nesse instante foi possível perceber a interação...
tracking img