Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Laboratório de Física II (Eletricidade), Prof. Me. Denes Morais

Experimento: Gerador de Van de Graaff
Habilidades e conhecimentos
Ao término da atividade o aluno deverá:
* Reconhecer, em diversos experimentos, a influência do campo elétrico
* Reconhecer que as cargas elétricas (estáticas) se distribuem na superfície externa do condutor
* Descrever o motivo desta distribuição decargas.
Material necessário
* 01 Gerador de Van de Graaff;
* 01 lâmpada fluorescente comum.
* 01 copinho descartável
* Bolinhas (pedaços) de isopor
* Tiras de papel
* 01 percevejo
* 01 torniquete elétrico com pivô
* 01 pino banana com agulha
Pesquisas
O relatório deverá conter uma pesquisa sobre:
- O gerador de Van de Graaff (Composição, funcionamento eaplicação)
- Poder das pontas;
- Vento elétrico.
- Gaiola de Faraday

Condições iniciais do equipamento – Desligado

Teste 01: Ligar o gerador e aproximar a lâmpada.

O que ocorre com a lâmpada? Qual a explicação para esse fenômeno?

Teste 02: Desligue o Gerador, fixe o copinho com isopor no topo da esfera. Ligue o Gerador

O que aconteceu ao isopor? Porquê?

Teste 03: Desligue oGerador retire o copinho. Cole com um fita adesiva uma fita de papel na parte externa da esfera. Ligue o Gerador.
O que acontece a fita? Explique o evento.

Teste 04: Desligue o Gerador retire a fita. Cole o percevejo na esfera menor de forma a forma a ficar com a ponta perpendicularmente para fora. Ligue o Gerador. Aproxime a esfera menor da esfera do gerador.
O que ocorre com as esferas?Pesquise sobre o poder das pontas.

Teste 05: Desligue o Gerador. Instale o torniquete com o pivô. Ligue o Gerador.
Essa experiência também chamada de vento elétrico. Descreva o que acontece com o torniquete. O que fez com que o torniquete começasse a girar? Pesquise sobre o vento elétrico.

Teste 06: Desligue o Gerador. Cole com um fita adesiva uma fita de papel na parte externa da esfera eoutra na parte interna do gerador. Coloque a esfera do gerador sobre uma cuba. Ligue o Gerador.
Descreva o que acontece com a fita na parte externa da esfera, e com a fita na parte interna do gerador? Por quê a diferença entre as fitas? Qual a explicação para o resultado ser diferente? Pesquisar sobre a gaiola de Faraday.

Introdução
Este relatório é constituído de vários experimentosrelacionados ao comportamento de fenômenos elétricos, tais como objetivo uma melhor compreensão desses fenômenos, alem de pesquisas sobre Robert J. Van de Graaff, gaiola de Faraday, o poder das pontas e o vento elétrico.
Na eletricidade, o gerador de Van der Graaff é uma máquina  eletrostática empregada em física nuclear para produzir tensões  (voltagens) muito elevadas. Consiste em um terminal de altatensão formado por uma esfera metálica oca montada na parte superior de uma coluna isolante. No gerador de Van de Graaff um motor movimenta uma correia isolante que passa por duas polias, uma delas acionada por um motor elétrico que faz a correia se movimentar. A segunda polia encontra-se dentro da esfera metálica oca. Através de pontas metálicas a correia recebe carga elétrica de umgerador de alta tensão. A correia eletrizada transporta as cargas até o interior da esfera metálica, onde elas são coletadas por pontas metálicas e conduzidas para a superfície externa da esfera.
A carga elétrica em excesso num corpo condutor distribui-se apenas pela superfície exterior do corpo e concentra-se nas zonas mais pontiagudas.
Gaiola de Faraday foi um experimento conduzidopor Michael Faraday para demonstrar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora.
As cargas positivas, no pólo esquerdo, atraem intensamente os elétrons das partículas de ar vizinhas. Alguns desses elétrons se desprendem, de modo a ficarem as partículas carregadas...
tracking img