Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resultados e Discussão

Preparo da solução-padrão de cloreto de sódio (NaCl)
Após a adição de 0,2925g de NaCl, utilizando para tal naveta de pessagem, foi colocado em um béquer e dissolvido comágua destilada, levado ao balão volumétrico de 100mL e completado até a sua marcação de modo a produzir uma solução padrão homogênea e incolor, sem alterações posteriores, como mostra a figura 1. Apóspreparar a solução a molaridade foi calculada:

Figura 1. Solução de NaCl dissolvido em água destilada.

Nº de Mols = mMM = 0,292558,5 = 0,005 mol

Onde:
m = Massa de NaCl medida
MM= Massamolecular de NaCl
Molaridade = n° de molsVolume = 0,005100 = 0,5 mol L-1

Preparo da solução de nitrato de prata (AgNO3)
Pesou-se 0,86g de AgNO3 que foi dissolvido em 20 mL de água destilada, seuvolume foi completado em um balão volumétrico de 100 mL, previamente lavado. Caso houvesse necessidade da solução ser estocada, esta deveria se armazenada em um frasco escuro, pois o AgNO3 sofredecomposição em contato com a luz (fotodecomposição). A solução obtida foi de coloração amarelo claro (figura 2) sem resíduos e então foi reservada.

Figura 2. Solução de AgNO3 dissolvido em águadestilada.

Padronização da solução de nitrato de prata (AgNO3)
Ao realizar a padronização da solução, ela assumiu uma coloração amarelo forte (figura 2) devido a coloração do cromato de potássio (K2CrO4)que é adicionado a solução como indicador utilizado comumente em determinações argentométricas de íons cloretos, brometos e cianetos.
Ao medir o pH obteve-se um valor entre 5 e 6, porém para arealização do método de Morh é necessário a titulação ser realizada em um pH que fica na faixa de 6,5 e 9, desta forma foi necessário a adição bicarbonato de sódio afim de adequar o pH, após isso aorealizar uma nova medição obteve-se um pH 7.
Com o pH ideal iniciou-se a titulação e aos poucos foi ficando amarelo esbranquiçado (figura 3), mas após a adição 11,6mL de titulante na primeira titulação...
tracking img