Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

Alyny vasconcellos
amanda kosiba
camila
evelyn dalla costa
guilherme

Densidade

CURITIBA
2013
aLYNY vASCONCELLOS
aMANDA kOSIBA
cAMILA
eVELYN dALLA cOSTA
gUILHERME

densidade

Relatório técnico apresentado na disciplina Quimica Geral I do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental daPontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial de avaliação referente a 1a Parcial.

Orientador: Prof. Ricardo Padilha Vianna Filho

Curitiba, março de 2013
SUMÁRIO
1 Introdução 3
1.1 sUBITEM 3
1.1.1 Sub subitem 4
2 Objetivos 5
2.1 Objetivo Geral 5
2.2 Objetivos Específicos 5
3 Procedimento experimental 6
3.1 MATERIAIS 6
3.2 metodologia 7
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 85 CONCLUSÕES 9
Referências 10
ANEXO – MEMORIAL DE CÁLCULO 11

Introdução
Muitos estudantes pensam que a densidade é apenas o resultado de uma operação aritmética de divisão entre a massa e o volume de uma substância, mas esse conceito é muito mais amplo e está relacionado a outros, como compressão e empacotamento. Por exemplo, quanto maior for o empacotamento dos átomos, mais densa é asubstância. Da mesma forma, quanto maior for a compressão sobre um objeto, maior será a sua densidade. Nesse trabalho serão abordados apenas os aspectos mais diretos e as técnicas de laboratório mais comuns envolvidas na determinação da densidade de sólidos e líquidos, mas vale a pena buscar um detalhamento mais profundo sobre o conceito de densidade. O experimento proposto, de caráter conceitual emetodológico, tem uma duração prevista de duas horas de atividades em laboratório, com baixo grau de risco. (Chemkeys, 2004)
Calculo da densidade
A Densidade é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica. Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seuvolume.

A partir do princípio de Arquimedes temos que, quando um corpo está parcialmente ou totalmente submerso em um fluido este aparenta possuir um peso menor do real, isso acontece devido a diferença de pressão entre os pontos do líquido qual o corpo esta submetido. (Pearson Addison Wesley, 2008)

Densidades diferentes
Ao colocarmos líquidos de densidades diferentes e imiscíveis (ouseja, que não se misturam) dentro de um recipiente, o líquido de menor densidade fica em cima e o de maior densidade fica em baixo, conforme mostra a figura abaixo:

2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
O objetivo geral dessa prática foi determinar a densidade de algumas substâncias como água, óleo de soja, acetona e álcool, além de calcular a densidade relativa entre duas substâncias e adensidade de alguns sólidos de diferentes materiais.
2.2 Objetivos Específicos
Os objetivos específicos do trabalho são:
a) Saber calcular a densidade por meio dos densímetros.
b) Calcular a densidade relativa entre duas substâncias líquidas através de suas massas.
c) Obter a densidade de sólidos medindo-se suas massas e seus respectivos volumes, calculados usando-se um certo volumede água.

Procedimento experimental
3.1 MATERIAIS
* Água destilada
* Proveta
* Picnômetro
* Aerômetro para álcool
* Densímetro
* Peças Metálicas de ferro, cobre, chumbo, etc.
* Balança analítica
* Solução alcoólica (ou álcool etílico comercial)
* Amostra sólida (pedra, borracha...)
* Acetona
* Óleo de soja
3.2 metodologia
1)Primeiramente foram cheias quatro provetas de 250 mL com água, óleo de soja, álcool e acetona. Em seguida, foi mergulhado em cada uma das provetas um densímetro calibrado. Quando equilibrados os densímetros, foram anotadas as respectivas densidades à 25C.
2) Após a experiência com os líquidos, foi pesado um picnômetro vazio (m1), que em seguida foi cheio e pesado novamente, a primeira pesagem...
tracking img