Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS

MARIA DA CONCEIÇÃO RUFINO ARAÚJO
4º PERÍODO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA I

COORDENADORA:
MARIA DE FÁTIMA AMORIM
SUPERVISORA:
MARIA DO SOCORRO LUCENA DA SILVA

PATOS – PB
2012.2

MARIA DA CONCEIÇÃO RUFINO ARAÚJO
4º PERÍODO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADORelatório do Estágio Supervisionado apresentado à coordenadora de Estágio do curso de Letras das Faculdades Integradas de Patos, como requisito para obtenção da nota do 3º estágio e conclusão do 4º período.







PATOS – PB
2012.2.
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO_____________________________________________

2. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM AÇÃO________________________

3.1 NASFACULDADES INTEGRADAS DE PATOS___________________
3.2 NA INSTITUIÇÃO CAMPO DE ESTÁGIO_________________________
3.3.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA CAMPO
3.3.2 A OBSERVAÇÃO ___________________________________________
2.2.3 INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO___________________
2.2.4 POSTURAS DO DOCENTE____________________________________

3 CONSIDERAÇÕESFINAIS___________________________________
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS__________________________________
ANEXOS _______________________________________________________

1 INTRODUÇÃO

As etapas que contemplam o estágio supervisionado em Língua Portuguesa I, no 4º período de Letras, além das orientações de planejamento, escola campo de estágio, leitura e interpretações de textos, são basicamenteobservação das aulas de Língua Portuguesa do 6º ao 9º e análise dos planos de curso, plano de aula e avaliação dos professores da escola sugerida para campo de estágio, a fim de conhecer e refletir sobre as práticas existentes no ensino fundamental, particularmente no ensino da referida disciplina.
Esta etapa do estágio é de máxima importância para contato inicial com os estagiários, os quaisefetivarão o estágio (período de regência), por proporcionar aos mesmos vivenciar a realidade da docência em seu campo de trabalho, uma forma de observar as potencialidades, para não repetirem, manter as perfeições e ainda buscar idéias para a melhoria do ensino Língua Portuguesa.
Ao final de cada de cada observação, faz-se necessário uma abordagem das informações coletadas, uma síntese dasexperiências vivenciadas durante as aulas de estágio supervisionado em Língua Portuguesa I, do curso de Letras das FIPs, como também sobre as observações realizadas na escola campo. Para tanto, estas estarão relatadas neste relatório.



2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM AÇÃO

2.1 NAS FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS

O estágio supervisionado nas Faculdades Integradas de Patos no período 2012.2 se deu apartir de agosto com uma palestra de abertura sobre a importância do estagio supervisionado para a vida acadêmica com a apresentação e falas das coordenadoras de estagio desta instituição de ensino superior. Posteriormente alunas do sexto período das licenciaturas (Letras, História, Geografia e Pedagogia) apresentaram ao público ali presente as suas experiências em campo de estágio,principalmente em relação à prática docente em suas respectivas escolas campo.
Em outubro e novembro ainda deste ano, ocorreram as aulas para organização e orientação sobre a observação e estagio na escola campo, onde foram dados os primeiros passos para a nossa pratica docente - a observação.
Foram realizadas 04 aulas a tarde e a noite com os alunos que estariam envolvidos no processo de estagiosupervisionado em Língua Portuguesa I Língua Inglesa I, sob supervisão das supervisoras de campo. A turma foi dividida em grupos de 5 pessoas, onde se organizariam e se subdividiriam para a observação das aulas em ambas as disciplinas, de acordo com os seus horários na Escola Estadual do Ensino Fundamental Rio Branco/Patos-PB..

2.2 NA INTITUIÇÃO CAMPO DE ESTAGIO

2.2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA...
tracking img