Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR III

PRÁTICA DE ENSINO EM GESTÃO ESCOLAR

I PARTE

CAPA (anexo 1):

Dados de Identificação: universidade luterana do Brasil, nova ulbra,pedagogia.
Título: Relatório do Estágio Curricular III
Nome do aluno: Márcia Sampaio Chaves Dutra.
Manaus, agosto, 2011.

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a vocêsque sempre me fizeram
acreditar na realização dos meus sonhos e trabalharam muito
para que eu pudesse realizá-los, minha família.
A você,Stanley companheiro no amor, na vida e nos
sonhos, que sempre me apoiou nas horas difíceis e compartilhou
comigo as alegrias.

EPÍGRAFE

Não é nosilêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.
Paulo Freire

SUMÁRIO

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. Nome da Instituição: pólo novo perceptiva. Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.
2. Título do trabalho: estágio III.
3. Nome do aluno: Márcia Sampaio Chaves Dutra.
4. Nome dos supervisores de estágio: Cosmo,eAguida Brandão.

Nome da disciplina de estágio:
5. Nome da instituição onde realizou o estágio: centro de educacional meu caminho.
6. Data: semestre e ano:06.08.2011.

II PARTE

INTRODUÇÃO:

Gestão Escolar é um assunto recente, porém de grande importância estratégica, para que tenhamos uma escola que atenda as modernas exigências de uma sociedade cada vezmais evoluída em termos de conhecimento, em que os avanços das telecomunicações, da informatização e descobertas científicas têm provocado mudanças rápidas e radicais, as quais a escola precisa acompanhar.
A prática é de grande importância para que possamos ter consciência da realidade dos alunos e professores das escolas, quando observamos adquirimos experiência, quando questionamos, sanamosdúvidas antes
mesmo de nossa própria prática.
Foi com a responsabilidade de assumir a formação do gestor educacional em sua integralidade, que se optou pela Metodologia do Ensino com Pesquisa como suporte para a organização e acompanhamento das atividades de estágio. De forma sistemática, planejada e formalizada foi possível realizar um estudo eficiente e interessante das teorias da gestãocolocadas em prática no ambiente da escola.
O processo de gestão da escola é um espaço importante na produção de um contexto favorável à aprendizagem dos alunos e de todas as pessoas que constituem a comunidade escolar. É preciso pensar, portanto, na superação de um modelo estático e inflexível de escola, em direção a um modelo dinâmico, descentralizado, autônomo e democrático, capaz de produzir uma novaescola, capacitada para enfrentar com sucesso os desafios que lhe são postos.
O presente trabalho visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida acadêmica, profissional e pessoal.

2. DESENVOLVIMENTO:

2.1. Fundamentação teórica dirigida a GestãoEscolar (entre 3 e 5 laudas). Desenvolvimento de temáticas voltadas a Gestão Escolar estudadas nas disciplinas no decorrer do curso. Ex: Gestão,
O Gestor deve estar ciente que a qualidade da escola é global, devido à interação dos indivíduos e grupos que influenciam o seu funcionamento. O gestor deve saber integrar objetivo, ação e resultado, assim agrega à sua gestão colaboradoresempreendedores, que procuram o bem comum de uma coletividade.um bom gestor deve ser um administrador, isto é, manter a escola dentro das normas do sistema educacional, seguir portarias e instruções e ser exigente no cumprimento de prazos. Também deve valorizar a qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a supervisão e a orientação pedagógica e criar oportunidades de capacitação docente.

O ato de...
tracking img