Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
CAMPUS DE PATOS DE MINAS
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA




EXPERIÊNCIA 01 –REATIVIDADE DE ALCANOS, ALCENOS E ALCINOS

EXPERIÊNCIA 02-DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE REFRAÇÃO DE LÍQUIDOS ORGÂNICOS

EXPERIÊNCIA 03 - O USO DO POLARÍMETRO



ALUNA:

ELIANE OLIVEIRA

2º PERÍODOPATOS DE MINAS
07/12/2011

1-INTRODUÇÃO:
Na aula prática 01, foram testados a reatividade dos alcanos , alcenos e Alcinos com várias substâncias em solução para reagir com cada um destes compostos.
Alcanos:

Alcanos são hidrocarbonetos em que todas as ligações carbono-carbono são ligações simples.
Sua fórmulageral é CnH2n+2

Propriedades físicas:

1-Ponto de ebulição:
O ponto de ebulição dos alcanos não ramificados aumentam ao aumentar o número de átomos de carbono. Os isômeros que possuem cadeia ramificada apresentam ponto de ebulição menor.

2- Solubilidade:
Os alcanos são quase que totalmente insolúveis em água devido a sua baixa polaridade e a sua incapacidade de formar interações porpontes de hidrogênio. Os alcanos líquidos são miscíveis entre si e geralmente se dissolvem em solventes de baixa polaridade (solventes orgânicos: benzeno, tetracloreto de carbono, clorofórmio, acetona, éter, etc).

3- Ponto de fusão:
O ponto de fusão se eleva com o aumento do tamanho das moléculas. Em geral, alcanos ramificados possuem pontos de fusão mais baixos quando comparados a alcanoslineares.
Os alcanos estão entre os compostos orgânicos menos reativos frente aos reagentes comuns de laboratório; de fato seu outro nome, “parafinas”, deriva de expressão latina que significa que eles têm pouca afinidade por outros reagentes.
Não se deixe enganar pelo significado disto. Lembre-se que boa parte dos combustíveis (gás de fogão, gasolina, óleo diesel, querosene, etc.) é constituída poralcanos: a grande quantidade de energia obtida é gerada na reação dos alcanos com o oxigênio do ar.
O metano, por exemplo, pode formar misturas com o ar que são perigosamente explosivas: essas misturas são responsáveis por grande número de acidentes em minas de carvão.


Alcenos

Propriedades físicas:

1- Ponto de ebulição:
O ponto de ebulição dos alcenos não ramificados aumentam aoaumentar o tamanho da cadeia. Para os isômeros ramificados, quanto maior o número de ramificações, menor o ponto de ebulição.

2 – Solubilidade:
Os alcenos são quase que totalmente insolúveis em água devido a sua baixa polaridade e a sua incapacidade de
formar interações por pontes de hidrogênio.

3- Estabilidade:
Quanto maior for o número de grupos alquila ligados aos carbonos da dupla ligação(quanto mais substituído estiverem os carbonos da dupla), maior será a estabilidade do alceno.
Os alcenos diferem dos alcanos pela presença de uma insaturação, uma ligação π (pi), que confere considerável reatividade aos alcenos frente a muitos reagentes comuns de laboratório.
O eteno, ou etileno, constitui o mais simples dos alcenos e se apresenta como um gás incolor e insolúvel na água. Essegás tem a propriedade de formar líquidos oleosos quando em reação com cloro ou bromo, daí ter sido chamado de gás oléfiant  (gás gerador de óleo). Desse nome surgiu a denominação “olefinas”, empregada para todos os alcenos.


Alcinos

Os alcinos são hidrocarbonetos cujas moléculas contêm tripla ligação entre carbono-carbono.

Propriedades físicas:
Algumas propriedades físicas dos alcinos sãomuito similares a dos alcenos e dos alcanos.
Os alcinos são ligeiramente solúveis em água, apresentando maior solubilidade nesse solvente do que os alcenos e os alcanos. Semelhantemente aos alcenos e alcanos, os alcinos são solúveis em solventes de baixa polaridade, como CCl4, éter, etc. Os alcinos, assim como os alcanos e alcenos, também apresenta densidademenor do que a da água.

Como os...
tracking img