Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este curso não se explora a “verdadeira história” do continente, mas os itinerários intelectuais ideológicos e historiográficos que há cinquenta anos estão inovando o modo de fazer e pensar a história africana.

Analisando a constituição dessa nova visão que implicou na critica das produções etnográficas nos primeiros cinquenta anos do século XX e na reescrita da história dosdistintos povos africanos sobre olhares em que eles, e não os europeus ou os árabes foram protagonistas dos processos sociais.

De modo ágil os intelectuais africanos e alguns não africanos que abraçaram essa empreitada, reescreveram a história da humanização a constituição do Egito, o mais antigo império africano o povoamento das múltiplas sociedade e línguas e as estratégias dessas sociedades eculturas para sobreviver ao colonialismo e a inserção do capitalismo globalizado.

E por fim tentamos vivenciar cada momento estudando em sala, através do projeto da pertença e da viagem feita no final do curso.

Órgão de Educação e Relações Étnicas com Ênfase em Cultura Afro-brasileiras (ODEERE)

Os afrodescendentes na diáspora americana cumpriram um papel importante nessa nova valorização dahistória africana.

De fato, intelectuais negros da Martinica, Brasil, Colômbia e Estados Unidos há um século propuseram noções a cerca da consciência e estima própria dos negros chamando se a solidarizarem para combater o raciocínio e a falta de oportunidade para acessar a educação.

No Brasil, a Lei nº 10.639/2003 que obriga o ensino da história da áfrica, é resultado desse processo. Frutodas lutas feitas pelo movimento negro, a lei procura o reconhecimento dos aportes dos africanos e seus descendentes para a cultura brasileira, procurando servir como meia para meio para melhorar as tensas relações inter raciais no país.

A lei introduziu a obrigatoriedade do ensino da história da África nos meios escolares e acadêmicos. Esta lei implica não somente na introdução de uma novadisciplina dentro da grade curricular, mas na difusão do conhecimento derivado das evidencias arqueológicas, genéticas e históricas que demonstraram ser a África de Leste o berço da humanidade. O reconhecimento da origem da humanidade na África deve implicar para os docentes do Brasil num compromisso ético que vise eliminar os preconceitos raciais, pois com estas descobertas que todos os seres humanosderivaram de ancestrais africanos e, nesse sentido, todos somos afrodescendentes.

Destacamos na abertura o combate a discriminação étnica, analisando que existe um silêncio muito grande sobre a dinâmica histórica do continente africano na sociedade brasileira, o que se soma à construção depreciativa de estereotipo, que favorece4m a manutenção e naturalização de práticas racistas.

Durante oano discutimos a historia da África pré-colonial, antropologia das populações afro-brasileiras, didática das relações étnicas, pedagógica simbólica, diversidade lingüística dos grupos étnicos africanos, estudo da culinária afro-brasileira e seus mitos, sociologia do negro brasileiro e na semana da pertença pôde ter uma conclusão ampla sobre todos os temas destacados durante o ano.

A partir doséculo XIX começa a investigar a situação do negro no Brasil. Nesta época os intelectuais já estavam preocupados em solucionar a situação dos negros na sociedade após a abolição da escravatura.

O Brasil contrariava o projeto intelectual do momento porque a maioria da população era negra, indígena e mestiça. Para os europeus o Brasil precisava de rosto da modernidade e a solução e a solução seriao branqueamento da nação.

Surgindo a teoria do racismo cientifico que possuía raças superiores e inferiores. Infelizmente esta teoria influencia hoje a visão da população.

O racismo cientifico foi a aplicação da teoria evolutiva de Darwin do século XIX as diferentes raças humanas.Fizeram-se medições antropométricas e experimentações genéticas com as povoações colonizadas .Foi aplicado com...
tracking img