Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ – NOVAFAPI
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: PRATICAS INTERDISCIPLINARES

RESUMO DE ARTIGO CIENTIFICO

ALUNA: MAYARA BEZERRA

TERESINA-PI
2012
1. APRESENTACAO

• Trata-se de um resumo referente ao artigo cientifico ''Estudo do conforto humano em pisos mistos (aço–concreto)''

2. INTRODUCAO

Atualmente,as tendências arquitetônicas e as exigências de mercado têm obrigado os engenheiros estruturais a utilizar soluções cada vez mais arrojadas, que exigem grande experiência e conhecimento, no que diz respeito à utilização de novos materiais e tecnologias. Essas novas concepções estruturais vêm orientando a evolução de sistemas estruturais de rápida execução com peças de menor peso próprio, comgrandes vãos, e com um mínimo de elementos verticais, permitindo, assim, uma maior flexibilidade na adequação de ambientes. Entretanto esses pré–requisitos requerem soluções estruturais que usem materiais menos deformáveis em tipologias adequadas à forma arquitetônica, o que só é possível, a partir de avanços das investigações científicas, tanto no campo dos materiais, como na análise estrutural.
Éconveniente ressaltar, também, que o progresso, na engenharia estrutural, sempre esteve intimamente ligado a acréscimos significativos da resistência característica dos materiais. Esse fato reduz as peças estruturais e, muitas vezes, gera elementos demasiadamente esbeltos e leves, porém com baixos valores de freqüências naturais. Esses novos elementos conduzem a sistemas estruturais de pisos comfreqüências naturais cada vez mais próximas da faixa de freqüência de excitações associada às atividades humanas, fato que os torna vulneráveis aos efeitos de vibrações induzidas por pequenos impactos, como é o caso do caminhar de pessoas sobre o piso, e por excitações mais intensas, como é o caso das ações dinâmicas rítmicas. Essas vibrações resultam em desconforto e, em casos menos comuns, atémesmo no comprometimento da estrutura. Uma conseqüência direta dessa tendência é o aumento considerável dos problemas estruturais conforme relatado por: Bachmann e Ammann (1987), Chen (1999), Faisca (2003), Mello (2005), Mello et al. (2005), Moreira (2004), Murray et al. (1997), Ohlsson (1982) e Varela (2004).
Quando os critérios de resistência e estabilidade desse tipo de sistema estrutural (pisosmistos aço–concreto) são avaliados, nota–se que os estados–limites últimos não são ultrapassados. Entretanto os estados–limites de utilização, associados às vibrações excessivas, devem ser analisados de forma mais cuidadosa, buscando alternativas viáveis para minimizar os efeitos de vibrações induzidas por atividades humanas.
Esse trabalho investiga o comportamento dinâmico de uma série demodelos estruturais associados a pisos mistos usados por Murray et al. (1997), considerando a rigidez das colunas de aço, quando sujeitos a ações dinâmicas induzidas por seres humanos. Inicialmente, são obtidos as freqüências naturais e os modos de vibração dos modelos para, em seguida, obter–se a resposta dinâmica dos pisos em termos de uma análise crítica de suas acelerações máximas (pico).
Osresultados numéricos são obtidos a partir do desenvolvimento de um modelo computacional, via método dos elementos finitos, com o emprego do programa ANSYS (ANSYS, 1998). Os resultados são comparados com a literatura técnica sobre o assunto (Murray et al., 1997) (ISO 2631–2, 1989). Os resultados indicaram, claramente, que vários pisos analisados apresentaram problemas referentes a conforto humano, quandosubmetidos ao caminhar de pessoas.

3. METODOS
De modo geral, a comunidade científica tem ciência de que é bastante complexo o processo de modelagem das cargas dinâmicas induzidas por seres humanos, pois os carregamentos gerados envolvem aspectos individuais que são bastante distintos. Desse modo, na tentativa de representação do carregamento dinâmico gerado por atividades humanas sobre...
tracking img