Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ – CHRISFAPI
CURSO BACHARELADO EM FISIOTERAPIA
DISCIPLINA: BIOLOGIA
PROFESSORA: ETIELE


MARIA EMANUELLE DE BRITO MONTEIRO
REGIANE MARQUES DA SILVA









IDENTIFICAÇÃO DE COMPONENTES QUIMICOS CELULARES












PIRIPIRI (PI)
2011


Maria Emanuelle de Brito Monteiro
Regiane Marques da Silva









IDENTIFICAÇÃO DECOMPONENTES QUIMICOS CELULARES






PROFESSOR:ETIELE










PIRIPIRI (PI)
2011


RESUMO


Foi feito um experimento para verificar a presença de acidez das substâncias do nosso cotidiano: leite longa vida, leite pasteurizado, achocolatado, vinagre, suco de laranja, suco de uva, suco de maracujá, suco de acerola, gelatina e água sanitária. Foram utilizadas soluções como:fenolftaleína e o NaOH 5%. Foi identificada a presença de acidez algumas substâncias.
1. INTRODUÇÃO:



O presente relatório relata o que foi praticado e analisado durante uma aula prática de bioquímica, cujo foco principal foi a identificação da acidez dassubstâncias do nosso cotidiano, por meio do processo de titulação. Esta análise apresenta alguns conceitos básicos sobre ácidos e bases.

As substâncias ácidas são aquelas que em solução aquosa sofrem ionização liberando íon H+. Esses íons reagem com a água formando o íon H3O+, também chamado de hidrônio. Enquanto as soluções básicas liberam íon OH- chamado de hidroxila.A experiência identifica a presença de acidez nas amostras, para isso, foram misturadas com outras substâncias e observou-se o que ocorreu uma reação química, chamada Processo de Titulação, onde pode se determinar o nível de acidez (pH), nesse processo faz-se reagir um acido com uma base para que se atinja um ponto de equivalência. À medida que foi adicionado o titulanteao titulado o pH da solução foi variado, de acordo com cada substancia adicionada. Para se fazer a titulação é utilizado uma bureta com a solução NaOH5% e se gotejou gota a gota a mesma, na substancia desejada.
2. OBJETIVO GERAL


O objetivo é identificar a presença de acidez nas substâncias do nosso dia a dia: leite longa vida, leite pasteurizado, achocolatado, vinagre, sucode laranja, suco de uva, suco de maracujá, suco de acerola, gelatina e água sanitária, utilizando algumas soluções.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


• Identificar a presença de acido e base através do processo de Titulação;
• Identificar as substâncias ácidas e próprias para o consumo humano.































4. PARTE EXPERIMENTAL


4.1MATERIAIS


 Leite longa vida 10 mL;
 Leite pasteurizado 10 mL;
 Achocolatado 10 mL;
 Vinagre 10 mL;
 Suco de laranja10 mL ;
 Suco de uva 10 mL;
 Suco de maracujá 10 mL;
 Suco de acerola 10 mL;
 Gelatina 10 mL;
 Água Sanitária 10 mL;
 Pipeta volumétrica
 Pêra de borracha;
 Elermmeyer 50ml;
 Papel de pH universal;
 Fenolftaleína;
 Bureta 50ml;
 NaOH 5%;
 Becker;
Copos descartáveis;



4.2 PROCEDIMENTO

• Inicialmente as amostras de suco de laranja, suco de uva, suco de maracujá, suco de acerola, gelatina, foram diluídas em um béquer com 10 mL de água que foram em seguida agitadas e leite longa vida, leite pasteurizado, achocolatado, vinagre e água sanitária, em seguida foi adicionado 7 gotas de fenolfataleína para cada amostra acima descrita, porordem de verficação.
• Colocou-se 10 mL de leite longa vida, num erlenmeyer de 50 mL, com um papel de pH universal e verificou-se que seu pH 7 (neutro), em seguida foi colocado 7 gotas de fenolfataleina, encheu-se a bureta com 50 mL de base NaOH5%, procedendo a titulação gotejando gota a gota da NaOH5% no erlenmeyer que foi de 4 gotas, e foi agitado desde a primeira gota, até que ele...
tracking img