Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLO – IESMAv. Boa Vista, 700, Parque São Francisco, CEP: 65636-460, Timon / MA, Fone(s): (99) 3212-2185 / 3212-3869, www.institutoiesm.com.br |

RELATÓRIO DA
VISITA À CASA DO ÍNDIO - CASAI

ILUSK RIBEIRO PESSOA DE ANDRADE

TIMON/MA
2012
ILUSK RIBEIRO PESSOA DE ANDRADE

RELATÓRIO DA
VISITA À CASA DO ÍNDIO - CASAI

Relatório apresentado como requisitoparcial para obtenção de aprovação na disciplina Saúde e Meio Ambiente, no Curso de Enfermagem, no Instituto de Ensino Superior Múltiplo – IESM.

Profª Juliana Bendini

TIMON/MA
2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................4
2DESENVOLVIMENTO...................................................................................... 6
2.1 OBJETIVO GERAL......................................................................................... 7
2.1.1 Objetivos específicos....................................................................................7
2.2 METODOLOGIA.............................................................................................. 8
2.3 PROCEDIMENTOSEXPERIMENTAIS........................................................8
2.4 RESULTADOS................................................................................................. 9
3 CONCLUSÕES................................................................................................10
REFERÊNCIAS.....................................................................................................111 INTRODUÇÃO
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério da Saúde, é responsável por elaborar, promover e executar ações de inclusão social por meio do saneamento. Ela executa obras de saneamento a partir de critérios epidemiológicos, socioeconômicos e ambientais, voltadas para a promoção da saúde e para a prevenção e controle de doenças.
Estas ações de saneamento básicosão realizadas com a prevenção e o controle de doenças causadas pela falta ou inadequação de infraestrutura em assentamentos, remanescentes de quilombos, aldeias indígenas, reservas extrativistas e municípios com menos de 50 mil habitantes.
Com a implantação da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas foi necessária a adoção e organização de um modelo voltado para a proteção epromoção da saúde para essa população – o Departamento de Saúde Indígena (Desai).
Hoje, cerca de 400 mil índios de 210 povos diferentes são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços são prestados em distritos sanitários especiais indígenas localizados em todas as regiões do país, de acordo com diferentes aspectos geográficos, sociais, culturais, econômicos e epidemiológicos.
Nessescentros, os índios recebem tratamento primário e saúde bucal e são orientados sobre doenças sexualmente transmissíveis, malária, câncer de mama e de colo de útero.
A fiscalização do atendimento prestado nas aldeias é feita com ajuda das próprias comunidades, através dos conselheiros indígenas. Eles verificam se os recursos repassados para os programas estão sendo bem aplicados.
No dia 11 desetembro de 2012, os acadêmicos do 5º período do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Instituto de Ensino Superior Múltiplo- IESM do Município de Timon-MA, juntamente com a professora da Disciplina Saúde e Meio Ambiente, Juliana Bendini, realizaram visita técnica à Casa do Índio- CASAI, localizada na cidade de Teresina-Pi.

2 DESENVOLVIMENTO
A CASAI tem o financiamento e execução da União. E oMunicípio tem a co-participação.
Foi incluído na Lei nº 8080 no art.19 um capítulo sobre a saúde indígena devido à necessidade. Existe uma equipe de saúde da família indígena (médico, enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem, agentes de saúde indígena). O que acontece normalmente é que não é só uma equipe.
Há também o pólo base que é a área de apoio onde os índios serão atendidos. No caso...
tracking img