Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este relatório surge no âmbito da disciplina de Área de Projecto e tem a função de análise de objectivos atingidos no 2º Período, de dificuldades sentidas, do progresso obtido até ao momento em relação ao projecto e das técnicas e métodos utilizados na elaboração do mesmo.
Além disto, este relatório tem também uma função de auto e hetero avaliação, na medida em que, com a suarealização se torna mais fácil a compreensão e descoberta de erros e possíveis falhas do que já realizámos e também uma melhor apreciação do desempenho tanto a nível individual como a nível de grupo; isto por parte de cada um e da própria professora.

Actividades Desenvolvidas
* Inquéritos
* Aplicação

Este período, as actividades desenvolvidas no âmbito da realização do projectoconsistiram na aplicação de inquéritos pelas turmas e funcionários da Escola. Para isto tivemos de escolher uma amostra da população que queríamos inquirir, tornando o processo de análise mais simples. Esta escolha foi relativamente simples e para a fazermos tivemos de tomar em consideração vários factores como por exemplo o número de inquéritos a aplicar. Este, tinha de ser suficiente parapodermos tirar conclusões sobre os conhecimentos da população da Escola, baseando-nos numa amostragem. Para tal distribuímos aleatoreamente 10 inquéritos por turma, sendo que escolhemos 3 turmas do Ensino Básico (uma por ano- 7º, 8º, 9º) e no Ensino Secundário escolhemos 3 turmas por agrupamento escolar (Ciências e Tecnologias, Curso de Artes Visuais, Curso de Ciências Socioeconómicas, Curso de Linguas eHumanidades e Curso Tecnológico de Desporto), sedo que cada turma correspondia a um ano diferente (10º, 11º, 12º). Decidimos também aplicar 10 inquéritos a pessoal docente como os auxiliares de educação (funcionários), na medida em que estes são o primeiro auxílio que os alunos procuram em caso de incidente.
Para além do número de inquéritos, tivemos também de ter em conta outros factores comoa disponibilidade de aplicação dos mesmos às turmas, na medida em que escolhemos aplicá-los em tempo de aula (do grupo e dos inquiridos).

* Análise

Analisámos as respostas por agrupamentos e dentro destes, o desempenho por turmas (anos), sendo que os resultados foram já apresentados sob a forma de gráfico na apresentação oral do mês de Fevereiro.
Seguidamente analisámos aEscola como um todo, isto é, comparámos todas as respostas dadas por alunos e funcionários e através da elaboração de gráficos chegámos à conclusão de que a maior parte da comunidade escolar não sabe o que são os Primeiros Socorros nem como actuar numa situação de maior ou menor emergência.

* Contactos

Durante este período decidimos estabelecer alguns contactos com o objectivo de realizaruma palestra de Primeiros Socorros na Escola e de obter algum tipo de formação nessa área.
Para tal, surgiram várias ideias, de entre as quais o contacto com os Bombeiros Voluntários. Numa primeira tentativa de contacto com os Bombeiros Voluntários da Portela e Moscavide, para a realização da palestra na Escola, foi-nos dito que tal não seria possível devido à falta de pessoal no quartel.Assim, decidimos contactar os Bombeiros Voluntários de Sacavém no sentido de obter algum apoio, tanto a nível de formação como de material. A resposta foi negativa na medida em que o quartel não pertence à freguesia da escola, não podendo assim colaborar connosco.
Contudo, após novo contacto com os Bombeiros Voluntários da Portela e Moscavide, estes acabaram por nos dar uma resposta positiva nosentido de colaborar connosco para a palestra na Escola e para a formação do grupo na área em que se insere o projecto.
Outra ideia que surgiu foi a de colaboração com os Professores Estagiários de Educação Física, na medida em que estes estão a trabalhar num projecto semelhante ao nosso. Contudo, essa ideia foi rapidamente posta de parte uma vez que a população alvo de cada uma das acções é...
tracking img