Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Adilson Vieira de Souza Junior – 01
Matheus Gomes Barros – 25










EXTRAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DA LARANJA














Setembro de 2012
EXTRAÇÃO DOÓLEO ESSENCIAL DA LARANJA

As cascas da laranja contém óleo essenciais. Estes são formados nas células dos assim chamados bolsões de óleo, e podem ser considerados como um dos maisimportantes subprodutos no processamento das laranjas. Óleos essenciais são substâncias aromáticas e flavorizantes, muito utilizada pela indústria alimentícia na aromatização de produtos.No processamento do suco de laranja com extratores, a extração do suco e a extração do óleo essencial são feitos em uma única operação. Durante o processamento de prensagem, a casca dalaranja é cortada e prensada. O conteúdo de óleo contido na casca pode ser assim liberado. Mediante esta ação mecânica, o óleo sai do flavedo. Na mesma operação o óleo essencial é entãolavado e coletado em separado. A figura mostra o esquema do processo da extração de óleo essencial.

Figura: Esquema do Processo de Extração de Óleo essencial

F-Fruta, J-Suco,T-Emulsão água óleo, O-óleo essencial final, 1-Extrator, 7-Centrífugação (1°estágio),
10-Centriguação (2° estágio), 11-Tanque de óleo essencial final, 12-Filtro, 13-Tanque de PreparaçãoA emulsão e partes da casca da laranja são conduzidos para um "finisher", que remove as partículas grosseiras. A emulsão separada no "finisher" é enviada para um tanque deequilíbrio.
No processamento da extração de óleos essenciais, a emulsão óleo/água obtida, contém aproximadamente de 70 até 90% do óleo essencial natural contido na casca da laranaja. A assimchamada água de lavagem das cascas contém, conforme o tipo de fruta e técnica de processamento, de 2 até 5 kg de óleo essencial na forma de emulsão por 1000 kg de matéria processada.
tracking img