Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Leonardo Da Vinci
Educacional Leonardo Da Vinci

SUZANA APARECIDA DE SOUZA MEDEIROS
(PED 5191)




RELATÓRIO DE ESTÁGIO V














IÇARA
2011


SUZANA APARECIDA DE SOUZA MEDEIROS
(PED 5191)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO V

Relatório de Estágio V do Curso de Pedagogia do Centro UniversitárioLeonardo da Vinci, realizado na Escola E.M.E.I.E.F. Filho do Mineiro, junto ao(à) Maria Luzia Maciel Villain .

Professor Tutor Externo: Cristina Réus

IÇARA
29/04/11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3

3 ROTEIRO E RESPOSTAS DA(S) ENTREVISTA(S) 13

4 ANÁLISE DA(S) ENTREVISTA(S) EM RELAÇÃO AO PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA.......16

5 DESCRIÇÃO DA OBSERVAÇÃO E ROTINA DO DIRETOR OU
DEMAIS GESTORES DA ESCOLA 19

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 21

7 REFERÊNCIAS 23

ANEXOS 24










1 INTRODUÇÃO


O relatório a seguir corresponde ao Estágio V, voltado às atividades desenvolvidas dentro da escola e os trabalhos executados pelo Orientador e Supervisorescolar. O mesmo foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Filho do Mineiro, localizado no bairro Metropol na cidade de Criciúma. De comunidade com classe media baixa, onde as pessoas envolvidas no processo de ensino desta escola como: alunos, professores, supervisores, diretora e funcionários em geral não têm medido esforços para que de fato a educação aconteça.O estágio foi realizado em individual seguindo um cronograma do curso com leitura do manual de estágio, fundamentação teórica, conhecimento da escola campo e os projetos desenvolvidos pela mesma, observação dos trabalhos da orientação e supervisão escolar, entrevistas, com os supervisores da escola, e por fim a elaboração deste relatório.
Durante este estágio orientado pela tutoria daUNIASSELVI com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento de seus acadêmicos no curso de Pedagogia, observei o quanto é importante o contato direto com situações diárias da rotina escolar para área em que pretendo atuar.
A rotina escolar, expressa, através das suas dificuldades e das suas atividades realizadas com êxito, contribuições necessárias e essenciais para minha formação. É através dessecontato com a instituição e com todos que fazem parte da mesma, que podemos constatar teorias estudas e constatar possíveis contradições entre teoria e pratica.
O que é crucial e precisa ser detectado, pois primeiramente voltado ao nosso objetivo de estágio, somará para o nosso crescimento acadêmico e segundo voltado para a escola que me recebeu de forma profissional e que com certezaaceitará e estarão abertas as contribuições analisadas e fundamentadas.
Portanto, fará com que de forma eficaz nossos conhecimentos, somados aos da equipe atuante, possa fortalecer os saberes e experiências para uma práxis voltada ao permanente: refletir, agir e refletir.
Apresenta em seu meio pedagógico uma conduta transformadora, por se destacar em práticas sociais que ajudam a transformar arealidade da sociedade fazendo com que assim o discente conheça e aceite sua própria realidade.

Ter o humano como objeto de trabalho traz uma segunda consciência para o trabalho do professor: o seu componente ético e emocional. O intenso processo de relações que se trava na prática educativa produz mudanças emocionais inesperadas, leva o professor a questionar suas intenções, seus valores, suasmaneiras de ensinar, enfim, a conhecer melhor as próprias reações e suas consequências e na formação dos alunos. (GUIMARÃES, p. 52)

Diante disso, o presente relatório tem o intuito de relatar de forma clara e objetiva todo o período de estágio da 7° fase de pedagogia em orientação e supervisão escolar, realizado no decorrer do primeiro semestre do ano de 2011, onde se ofereceu á estagiária...
tracking img