Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL



MARIA ELIZETE GUEDES CORREIA












A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL E OS PREJUÍZOS A SOCIEDADE

















Cruzeiro do Sul-Ac
2012




MARIA ELIZETE GUEDES CORREIA













A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL E OS PREJUÍZOS A SOCIEDADETrabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Estastísticas e indicadores sociais, Metodologia da pesquisa científica, Processo de trabalho e SSOC, Oficina de Formação – Tecnologia da Informação
Orientador: Prof. Heleanara Regina, Edna Braun, Amanda Bozza, Rodrigo.Cruzeiro do Sul
2012
1. Introdução


O Projeto de pesquisa a seguir tem como tema “A exploração do trabalho infantil na sociedade e os prejuízos a sociedade, o qual é um problema que atinge cada vez mais as crianças e adolescentes de nosso país, violando os seus direitos enquanto cidadãos, interferindo em formação e desenvolvimento. Na sociedade atual nosdeparamos com inúmeros casos de crianças e adolescentes sendo explorados no trabalho, o que traz grandes prejuízos a sociedade, violando ainda os seus direitos essenciais a sua dignidade. O estatuto da criança e do adolescente estabelece os direitos essenciais que devem ser assegurados a todos, mas a realidade demonstra um grande descaso em relação a crianças e adolescentes, que tem sua vida limitadaocasionada pela a exploração do trabalho que impede o seu desenvolvimento de forma adequada, além dos riscos que oferecem as mesmas. Assim este visa refletir sobre os prejuízos que a exploração do trabalho infantil ocasiona a sociedade, principalmente as crianças e adolescentes, o qual muitas vezes tornam o seu estudo comprometido devido a realização dessas atividades, além de prejudicar o seudesenvolvimento de forma adequada.


2. Delimitação e formulação do Problema

Quais os prejuízos que a exploração do trabalho infantil ocasiona as crianças e adolescentes? De que forma podemos resolver essa situação?


3. Formulação dos objetivos Geral e especifico


Objetivo Geral:
Reconhecer a exploração do trabalho infantil como forma de violação dos direitos das crianças eadolescentes.

Objetivos específicos:
Compreender os prejuízos que a exploração do trabalho infantil causam na vida das crianças e adolescentes.
Identificar as causas principais de vitimação da exploração do trabalho infantil as crianças e adolescentes são vítimas.
Relacionar o estatuto da criança e adolescente com a realidade atual, compreendendo a sua importância na garantia dos direitos dasmesmas.



4. Justificativa:


Tendo em vista a existência do grande número de adolescentes e crianças vítimas de exploração do trabalho infantil na realidade social, será desenvolvido este projeto, visando refletir sobre os prejuízos que esta prática ocasiona na vida de crianças e adolescentes que tem sua vida limitada pelo trabalho precoce. Analisando ainda suas causas econtextos de vivências favoráveis a essa situação, o qual a pobreza e a falta de oportunidade são um dos principais fatores propícios a esse problema. Esse projeto torna-se de grande importância pois nos possibilita refletirmos sobre a necessidade de combater tal ação em nossa sociedade, e garantir os direitos universais às crianças e adolescentes na realidade em que vivem, evitando os riscos eimplicações que a exploração do trabalho infantil ocasiona, para que assim possam ter seu desenvolvimento adequado. Dessa forma, o profissional de Assistente Social tem um grande papel a ser desenvolvido no seio da sociedade, intervindo e mudando a realidade social para que as pessoas que se encontram em situações de vulnerabilidade possam ter o apoio necessário a construção de sua cidadania. Assim,...
tracking img