Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO
"A essência do homem é pensar: sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida que afirma, que nega, que conhece poucas coisas, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente."
RENE DESCARTES

Este relatório tem como objetivo considerar os aspectos pedagógicos do processo cognitivo, afetivo e social que permeiam o processo de aprendizagensdas crianças. É relevante que a criança aprenda a expressar suas idéias e opiniões, participando ativamente de seu próprio processo de aprendizagem fora e dentro do ambiente escolar. Portanto a escola busca a estimular os alunos a aprender gradativamente a selecionar, assimilar, interpretar, reformular, intuir, estimar, explicar e comunicar-se.
        Este período representa um momento dereflexões sobre a nossa prática pedagógica e, por conseguinte, observar os avanços ou dificuldades de nossos alunos, no que diz respeito os conteúdos pedagógicos realizados.
        Através das atividades desenvolvidas neste período podemos observar quais habilidades nossos alunos conseguiram assimilar e quais necessitam aprimorar.
         Em síntese, é de fundamental importância a participação dafamília na vida escolar de seus filhos, pois estes estímulos, tanto da escola como na vida cotidiana, levara à formação de cidadãos com conhecimento, conscientes do seu papel na sociedade.  Uma das finalidades essenciais da educação é fazer com que a criança de hoje e, conseqüentemente, o homem de amanhã se baste a si mesmo.

RELATÓRIO
No dia 11 de março de 2006, foi realizada uma aula de campoda disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no Parque Arruda Câmara (Bica) situado no centro da cidade de João Pessoa. Esse parque é um importante ponto turístico, agrupando elementos da fauna e da flora que chama atenção dos visitantes. Observou-se, contudo, que ele se encontra em uma situação que requer cuidados e melhor manutenção por parte dos órgãos que o administram.
Vários tipos deaves e espécies até raras lá se encontram, mostrando como é rico o nosso país em belezas naturais. Araras, papagaios, tucanos, pássaros, pombos revelam a diversidade da criação divina, pois ostentam penugem, bicos, partes e tamanhos tão diferentes. Além das aves, há outras espécies animais, aquáticos e terrestres, com urso, leão, onça-pintada, macacos, jacarés, tartarugas, e peixes, e seus habitas.A presença do museu com aves e animais empalhados é imprescindível para que os visitantes conheçam melhor a vida animal.
A flora é ai exuberante. Há desde as ervas, como açafrão, pimenta, plantas frutíferas como pé de carambola, jambo, manga, até plantas decorativas, como samambaias, palmeira imperial e cactos. Geralmente, faz-se a distribuição de mudas como parte de projetos de preservação domeio ambiente.
Tudo isso é muito bonito, mas nem sempre é preservado. As autoridades e órgãos oficiais parecem insensíveis à tamanha beleza, não disponibilizando recursos para a manutenção do espaço físico e dos próprios animais. E isso é estranho numa época em que o próprio governo fala tanto em preservação do meio ambiente. Com essa visita ao parque, pode-se constatar que o discurso é tãodiferente da pratica, e que a natureza precisa de socorro, ela oferece tanto à humanidade, mas nem sempre é respeitada nem tampouco valorizada.
Essa aula de campo fez aguçar não só a observação dos detalhes do parque, mas, sobretudo, incitar à sociedade civil a lutar por seus recursos naturais, a exigir dos órgãos responsáveis uma ação mais efetiva no cuidado com a natureza, para que assim o nossopatrimônio possa se perpetuar e nos dê tanto prazer.

INTRODUÇÃO
"Educar é preparar pessoas verdadeiramente humanizadas e felizes, para que sigam seu caminho com ética, moral, princípios e projetos de vida."
Com base neste pensamento que levamos para sala de aula as fábulas, para que por meio de suas histórias deixaremos ensinamentos sobre valores, moral e bons costumes.
Este trabalho é um...
tracking img