Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FÍSICA I Como fazer o Relatório

Após ter feito uma experiência, é preciso convencer as outras pessoas das suas conclusões. O seu êxito depende de uma boa comunicação e é necessário seguir certosformatos padronizados para facilitar a compreensão do leitor. Um bom relatório depende de como foram obtidos os dados. Procure organizar-se de maneira a anotar durante a aula prática todas asinformações relevantes de uma forma inteligível. No relatório será necessário descrever, a experiência efectuada, justificar o procedimento escolhido, apresentar os dados medidos e finalmente os resultados econclusões. Em geral um relatório é dividido nas seguintes partes:

Introdução
Resumo teórico da experiência. Exposição dos conceitos teóricos que vai usar. Referências a literatura pertinente(livros texto, livros de referencia, internet, etc.).

Objetivos
Descrição sucinta do que se pretende obter da experiência.

Equipamento
Descrição do equipamento e/ou diagrama do arranjoexperimental.

Procedimento Experimental
Descrição do procedimento seguido em aula. Isto é, descrever o que foi feito, não necessariamente o procedimento proposto, justificando e discutindo a escolha.Avaliação ou estimativa dos erros nos dados devido aos aparelhos e procedimentos usados.

Dados Experimentais e Análise
Apresentação dos dados coletados, através de tabelas, gráficos etc. Tratamentodos dados brutos (usando algum modelo teórico), chegando a valores finais, junto com a avaliação final do erro. Não é necessário e nem deve ser indicada cada conta efetuada. Mas, deve ficar clarocomo chegou ao resultado.

Conclusões
Discussão dos resultados obtidos. Sempre que possível, comparar os resultados com os resultados conhecidos ou esperados teoricamente. PARA FÍSICA II O RELATÓRIOSERÁ COMPOSTO SOMENTE DAS SEGUINTES PARTES:

• Objetivos • Dados Experimentais e Análise (incluindo também a
avaliação ou estimativa dos erros nos dados devido aos aparelhos).

• Conclusões...
tracking img