Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1- Entrevista dos Professores

Pesquisa realizada em uma unidade de Ensino Infantil EMEB Maria Gemma Genari Carturan . Fica situada na Rua Capitão João Xavier Dias da Costa nº 60, no bairro Vila Rossi, na cidade de Jundiaí, com a autorização da Diretora da unidade, foi feita com cinco Professores, todos formados com Ensino Superior, alguns tem Pós Graduação em Pedagogia.
Essaunidade tem oitenta e sete alunos, matriculados no período das 07hs e 30min às 16hs e 45min , atendendo crianças de 0 a 3 anos e meio.
Fornece refeições desde café da manhã , suco , almoço, e lanche da tarde, as crianças tomam banho, e fazem um sono após o almoço.
A unidade conta com cinco professores sendo um de Educação Física, a diretora e uma coordenadora, duas auxiliares operacionais ,onze monitoras , e duas cozinheiras. Tem sala de vídeo, cinco salas de aula, sendo uma o berçário , e o parque, onde as crianças passam horas de lazer.

Relatório de Pesquisa

1- Para você, qual a diferença entre comunidade e sociedade?
Professora 1
Na minha opinião não há diferença já que o significado da palavra comunidade está relacionado aos conceitos de conjunto,comunidade, espaço, participação e totalidade e sociedade não difere desse aspecto.
Professora 2
Sociedade é um grupo de pessoas constituídas por vários grupos com características diferentes e peculiares, comunidade é o conjunto de seres que compartilham da mesma cultura e costumes, qualquer grupo social que habita determinada região.
Professora 3
A diferença é que na sociedade as pessoas vivem porvontade própria, sob normas comuns, e comunidade por força de um mesmo governo. Comunidade= comum-unidade e, Sociedade= corpo social.
Professora 4
Comunidade é o total de pessoas que parte de um mesmo lugar e interagem entre si. Sociedade é o conjunto de pessoas que se relacionam entre si.
Professora 5
Comunidade é um grupo de pessoas organizadas que convivem e tem algum interesse emcomum. Sociedade é o conjunto de várias comunidades convivendo e respeitando suas diferenças na construção da história da humanidade.

2- O que você compreende por comunidade escolar?
Professora 1
Comunidade escolar relaciona-se a noção de associação de pessoas com comunhão de interesses, objetivos e ideias.
Professora 2
Ações coletivas desenvolvidas para defender os interesseseducacionais gerando qualidade de ensino e aprendizagem.
Professora 3
Grupo ao qual pertencem o corpo discente e docente da escola, e todos os funcionários.

Professora 4
È composta por alunos, professores, pais, grupo gestor, todas as pessoas que compõem uma escola .
Professora 5
São pessoas que estão envolvidas no contexto escolar.

3- Quem faz parte da comunidade escolar?
Professora 1Sendo a escola um espaço de construção coletiva e permanente, tem como sujeitos desse processo, gestores, docentes, discentes, pais, e funcionários.
Professora 2
Todos os funcionários, professores, alunos, pais, familiares e equipe gestora que possuem interesses comuns.
Professora 3
Pais, alunos, professores, coordenador, diretor/gestor, supervisor, inspetor, secretário de Educação.Professora 4
Aluno, pais, grupo gestor, professores, e demais funcionários e toda a comunidade ao redor da escola.
Professora 5
Prefeitura, pai, mãe, alunos, responsáveis, vizinhos da escola e do bairro, funcionários, professores, e os gestores da escola.

4- Qual é o eixo principal na relação escola e comunidade? Por quê?

Professora1
A qualidade da educação escolar é constituída nasrelações entre as pessoas que fazem parte deste contexto. Abertura ao diálogo, promover e oportunizar o conhecimento dos trabalhos e projetos que se pretende desenvolver, entre pais e familiares no cotidiano da unidade escolar.
Professora 2
A corresponsabilidade, a parceria entre escola, famílias e comunidades, porque só assim teremos garantida o desenvolvimento integral de crianças e...
tracking img