Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 IDENTIFICAÇÃO 06
1.1 Estagiário 06
1.2 Campo do Estágio 06
2 HISTÓRICO DA EMPRESA 07
3 INTRODUÇÃO/ FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 08
3.1 O fazer do Psicólogo Hospitalar 08
3.2 Psicopatologia e alguns transtornos 11
4 SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS 13
5 ALGUMAS DROGAS E SEUS EFEITOS 15
5.1 Álcool 15
5.2 Cocaína 16
5.3 Maconha 17
6. APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 19
6.1Atividades Desenvolvidas 19
7 CONCLUSÃO 21
REFERÊNCIAS 22
ANEXOS 23
















1 IDENTIFICAÇÃO

1.1 Estagiário (a)

Nome: Larissa Rêgo Gaspar
Curso: Psicologia
CPD: 720902
7º período – Turno: noturno
Ano do início do Curso: 2008
Ano do Término do Curso: 2013
Início de Estágio: 12/09/2011
Término do Estágio: 16/09/2011
Cumprindo uma carga horária de 4horas diárias em 5 dias, totalizando 20 horas semanais.

1.2 Campo de Estágio

Razão Social: Instituto do Comportamento do Inconsciente, Ltda.
Endereço: Estrada da raposa, 162, Farol do araçagi.
Cidade: São Luís- MA
Supervisora Técnica: Simone Serafim Rabêlo – Psicóloga
Área do Estágio: Psicologia Hospitalar
Atividade: Observação
















2 HISTÓRICO DA EMPRESAO Hospital Dia Rita Bacelar Palhano, constitui-se como uma extensão do Instituto do Comportamento Ruy Palhano, foi criado em 2004 com o intuito de desenvolver atividades especializadas para o tratamento e reabilitação de dependentes químicos e portadores de outros transtornos psiquiátricos através do Sistema Único de Saúde – SUS.
O Hospital Dia é composto por uma equipe multiprofissionalformada por psiquiatras, psicólogas, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, auxiliares terapêuticos, farmacêuticos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
Este desenvolve diversas atividades, como: reuniões de grupo, orientações familiares, terapia ocupacional, atividades psicopedagógicas, cursos, palestras, psicoterapias de apoio e de orientação. As atividades referidasacontecem de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados, no horário de 08:00 às 17:00 horas.
As reuniões terapêuticas acontecem periodicamente com familiares dos pacientes internados nas quais são realizados palestras, orientações sobre o manejo dos pacientes, seminários, projeções de filmes e fitas pedagógicas além entretenimento e confraternizações.
O Hospital Dia em parceria com o SENAI oferececursos profissionalizantes para os pacientes, com o intuito de estes retornarem ao seu cotidiano desenvolvendo essas habilidades profissionais em suas comunidades.




















3 INTRODUÇÃO/ FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA



O presente relatório de estágio tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas no Hospital Dia Rita Bacelar Palhano. No qual foi possívelobservar e em outros casos, desenvolver atividades relacionadas à formação de psicólogos hospitalares.
As atividades foram desenvolvidas em uma instituição que oferta serviços de internação parcial a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta instituição é destinada ao tratamento e reabilitação de dependentes químicos e ao atendimento de pacientes psiquiátricos que estão sendo reintegrados aoconvívio social, sendo que o atendimento é intensivo, ou seja, o paciente freqüenta a unidade hospitalar diariamente durante o período diurno, passando o restante do dia aos cuidados da família e no convívio com a comunidade onde reside.
Durante o período das atividades foi possível vivenciar as atividades desenvolvidas pela psicóloga da instituição. Juntamente com a psicóloga, foi possívelobservar a prática de atividades teorizadas em sala como: reuniões de grupo, orientações familiares, palestras, psicoterapias de apoio e de orientação, dinâmicas de grupo, etc.
Este estágio na área de atuação do Psicólogo Hospitalar, teve por objetivo colocar em pratica os ensinamentos sobre psicologia hospitalar e a atuação do psicólogo inserido nesta instituição. No presente relatório será...
tracking img