Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ – UEPA.
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - CCSE.
NÚCLEO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA - CAMPUS VII.
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS - FÍSICA.

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
CARGA HORARIA: 100 HORAS.
DOCENTE: Prof.ª. MSC. MILTA MARIANE DA MATA MARTINS.
DISCENTE: LUCIANA DA CRUZ BARROS.
PERÍODO 23 à 28 DESETEMBRO DE 2009.

CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA
SETEMBRO DE 2009

Apresentação

Este relatório teve como objetivo abordar questões que vão desde a estrutura física da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª. Bráulia Gurjão(figura 01) até as observações e atividades desenvolvidas em sala de aula no período de observação e regência na turma de 8ª série do 4º Ciclo do Ensino Fundamental.Também será abordado o contexto histórico da escola; os cursos que a mesma oferece até os dias atuais; o perfil do corpo docente e administrativo e o índice de aprovação e retenção.

Figura: 01– Fachada da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Bráulia Gurjão.

Identificação

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Bráulia Gurjão (figuras 02 e 03) estalocalizada na Avenida Intendente Norberto Lima nº. 771, setor Centro no município de Conceição do Araguaia – PA. Seu endereço eletrônico: escolabg@hotmail.com.br. Seu telefone para contato (94) 3421- 1328.

Figuras: 02 e 03 – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª. Bráulia Gurjão

Contexto Histórico da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Bráulia Gurjão
Em Abrilde 1975 a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Bráulia Gurjão foi inaugurada pelo governador do estado do Pará Aluizio da Costa Chaves. A instituição recebeu esse nome devido uma homenagem a mãe do prefeito municipal Salvador Gurjão, que governava o município de Conceição do Araguaia, onde o mesmo teve participação ativa na construção da instituição pública.
A Escola Estadualde Ensino Fundamental e Médio Professora Bráulia Gurjão é um monumento vivo da historia de Conceição do Araguaia, tendo suas instalações erguidas há cerca de 32 anos, abrigando, juntamente com boa parte de sua população, filhos ilustres deste município.
No ano de 1975 funcionava no prédio local a Escola Municipal de 1º grau com convênio com a Fundação Bradesco, tendo como diretora a professoraBráulia Gurjão. A primeira diretora da Escola Bráulia Gurjão foi à professora Doracy Alves da Silva Lopes.
Por 21 anos a Escola funcionou oferecendo apenas o ensino fundamental, mas a partir do ano de 1996, iniciou o segundo grau desde então passou a chamar escola Estadual de 1º e 2º grau professora Bráulia Gurjão e ofertou no período de 1996 a 2000 os cursos de ciências humanas, exatas e magistério.Com a extinção desses cursos a escola passou a oferecer o ensino fundamental e médio que funciona até hoje. Em agosto de 2008 foi feito a implantação do EJA para o ensino médio que funciona até o momento e passou a se chamar Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Bráulia Gurjão o nome utilizado até os dias atuais.
No período de 2003 a 2004, foram construídas pelo ProjetoAlvorada, três salas grandes arejadas que funcionariam como biblioteca, laboratório de informática e uma sala multidisciplinar. As salas ficaram prontas, porem, não foram equipadas e permaneceram fechadas.
Em 2004, a escola atendeu 1250 alunos de Educação infantil, Ensino Fundamental e Médio, distribuídos em três períodos. A partir de 2005 a escola deixou de atender as crianças de educação infantil.Em 2006 atendeu 896 alunos matriculados nos três turnos, em 2007 885. Atualmente a escola possui 72 funcionários e atende a um total de 1.100 alunos.
As diferentes gestões que contribuíram para o funcionamento da escola procuraram atuar de forma democrática e participativa, integrando e incentivando os funcionários e comunidade a serem mais ativos na instituição, porem, participação coletiva...
tracking img