Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]















Relatório de Física Experimental lI










Lucius Gabriel Barbuda

Fernando Sérgio















SALVADOR – BA

2011

[pic]











Relatório deFísica Experimental ll







Lucius Gabriel Barbuda

Fernando Sérgio




Relatório Nº1, orientado pelo Professor Niels Fontes Lima, desenvolvido no contexto dadisciplina Física Geral e Experimental II.
















Salvador – BA

2011



INTRODUÇÃO







A experiência no laboratório de física, praticada pela equipe, abordou o tema estudo da viscosidade da água, ou seja, foi colocado água em um recipiente com furo lateral, no qual foi observado a velocidade do fluido em função da altura e o tempo de queda deste.A experiência realizada constitui-se em observar o comportamento da água, seu escoamento no furo lateral, considerando como se fosse um fluido perfeito utilizando a equação de Bernoulli ou, em regime laminar, usando a equação de Poiseuille.

Neste experimento, o objetivo foi calcularmos a condutância, vazão,viscosidade e a incerteza da velocidade, utilizando tabelas e gráficosfeitos no programa excel. Ao final deveremos ter a capacidade de calcularmos o número de Reynolds para que possamos avaliar o tipo de escoamento indicando se o fluido escoa de forma laminar ou turbulenta.























FUNDAMENTOS TEÓRICOS



-VISCOSIDADE



Definição



É a propriedade física que caracteriza a resistência ao escoamento.

Define-se pelalei de Newton da viscosidade:

[pic].

[pic]

[pic]

Pressão laminar de um fluido entre duas placas. Atrito entre o fluido e a superfície móvel causa a torção do fluido. A força necessária para essa ação é a medida da viscosidade do fluido.

Onde a constante μ é o coeficiente de viscosidade, viscosidade absoluta ouviscosidade dinâmica. Muitos fluidos, como a água ou a maioria dos gases,satisfazem os critérios de Newton e por isso são conhecidos como fluidos newtonianos. Os fluidos não newtonianos têm um comportamento mais complexo e não linear.

Viscosidade é a propriedade associada à resistência que o fluido oferece a deformação por cisalhamento. De outra maneira pode-se dizer que a viscosidade corresponde ao atrito interno nos fluidos devido basicamente a interaçõesintermoleculares, sendo em geral função da temperatura. É comumente percebida como a "grossura", ou resistência ao despejamento. Viscosidade descreve a resistência interna para fluir de um fluido e deve ser pensada como a medida do atrito do fluido. Assim, a água é "fina", tendo uma baixa viscosidade, enquanto óleo vegetal é "grosso", tendo uma alta viscosidade.



Viscosidade cinemática:A viscosidade cinemática (letra grega nu, ν), é definida por:

[pic], em que ρ é a massa específica do fluido.



Unidades:

No SI, a unidade da viscosidade cinemática ν é m2/s. No sistema CGS é utilizada a unidade Stokes (St), sendo um Stokes igual a 10-4m2/s e dada a magnitude do seu valor é preferível utilizar a forma centistokes.

A viscosidade absoluta tem como unidade Pa.s (N.s/m2) emunidades do SI. Essa unidade é normalmente expressa em mPa.s dado a sua magnitude. Outra forma conveniente, a partir do sistema CGS é o Poise, sendo um Poise igual a 0,1 Pa.s ou seja, um centipoise (cP) é igual a 1 mPa.s



-VAZÃO

Vazão é o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto que pode ser livre ou forçado por uma unidade de tempo. Ou seja, vazão é a...
tracking img