Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




O gestor de segurança tem como campo de atuação os seguimentos de segurança empresarial e privada desenvolvendo a capacidade de prevenir e detectar riscos de qualquer natureza, que possam atingir a integridade patrimonial bem como a integridade humana, por meio do planejamento e uso de tecnologias adequadas para tais fins.
O gestor deve dispor de uma sólida formaçãoconceitual aliada a uma capacidade de aplicação de seus conhecimentos científicos em sua área de atuação de foram a compreender o meio social, político, econômico e cultural em que se encontra inserido. É a pessoa apta a utilizar seus conhecimentos na formulação de medidas de segurança para um determinado fim, deve ter um conhecimento diversificado acerca dos acontecimentos em torno do local queestá sob sua responsabilidade sendo seguro nas respostas a versas aos sinistros que venham no normal andamento de sua gestão.
A segurança é uma condição de algo ou alguém estar fora do alcance de possíveis sinistros que possam alterar seu estado de normalidade. A segurança é uma situação, um estado, qualidade ou condição caracterizada pelo afastamento de riscos ou de perigo, sem que hajagarantia absoluta, e por isso, não exista segurança na sua totalidade, o conceito de segurança será sempre abstrato resultante do conflito entra riscos e garantias.
A segurança pública garante a ordem pública por meio do Estado, que com o uso da força através da administração do poder de polícia, tenta impor sua política de segurança pública frente ao índice de criminalidade que é alarmanteaterroriza nossas comunidades.
Pelo menos no Brasil sabe-se que os motivos determinantes da violência e da criminalidade estão obviamente ligados à grande e desordenada concentração demográfica, ao contraste entre riqueza e pobreza, à divulgação do mau exemplo e da impunidade, à falta de uma política operacional permanente de ação preventiva, à permissividade e à inoperância das forças legaise das demais instituições de controle social contra as ramificações do crime organizado. Uma das fontes pesquisadas, a segurança pública tornou-se, há muito tempo, uma questão mundial relevante. No Brasil não poderia ser diferente. No final da década de 70 e durante as de 80/90, vinculou-se o crime, normalmente o de natureza violenta, ao desajuste social apoiado por uma criminologia radical combase em análise marxista.
Na área industrial atua a segurança privada patrimonial mais passiva e cadenciada com a finalidade de manter a ordem e a disciplina no local, é responsável por guardar o patrimônio da empresa contratante desse serviço.
O curso de Gestão em Segurança Privada do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA) visa formação de profissionais habilitados agerir atividades bem como, planejar e elaborar políticas de segurança em diversas instituições do segmento visando o desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal, comunicação e trabalho em equipe, na medida em que são características cada vez mais importantes na atuação profissional.
O curso foi criado com a finalidade de atender as necessidades de empresas e órgãos públicos quedemandam de profissionais qualificados para as atividades de segurança as quais as responsabilidades no exercício das atribuições exigem equilíbrio emocional, autocontrole, visão sistêmica e estratégica, psicologia social, capacidade de comando, organização e articulação de pessoas e meios.
A atividade de segurança privada foi regulamentada em nosso país em 1983, através da lei 7.102, quedisciplinou a segurança dos estabelecimentos financeiros e pôs em vigência os fundamentos da segurança patrimonial, ao exigir que cada agência bancária tivesse seu próprio planejamento de segurança e empregasse dispositivos de proteção física.
Foi essa lei que oficializou a profissão de vigilante e regulamentou as atividades das prestadoras desse serviço ao dispor que o sistema de segurança será...
tracking img