Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo: Aprendizado e treinamento no preparo de solução (utilizando líquido/líquido)
Introdução: Solução é a dispersão que ocorre nas moléculas que são menores que um nanômetro. E ela é todamistura homogênea de duas ou mais substancias, e é impossível separar o soluto do solvente por processos físicos. As soluções são constituídas por moléculas ou íons. Podem ocorrer com sólidos,líquidos ougases como solventes e como solutos.
Solução concentrada é quando há soluto em quantidade máxima em que o solvente consegue diluir. Diluída ou insaturada é quando não se consegue diluir, poisnão tem muito soluto. Saturada quando dissolveu a quantidade máxima de soluto e se colocar a mais não se dissolve e ficara no fundo do recipiente. Supersaturada ocorre quando o solvente e soluto estãoem uma temperatura que dá para dissolver mais, mas a solução torna se instável.
Nos gases há propriedades particulares sobre a questão da solubilidade. Aumentando a pressão, maior asolubilidade (Lei de Henry). Mas não ocorre igualmente com relação à temperatura, pois se aumenta a temperatura, a solubilidade se torna menor.
Na solução de álcool etílico, o soluto, com água, osolvente, espera se que ocorra a diminuição do produto final em relação à soma dos reagentes.
Materiais usados: - água (solvente)
- álcool etílico (soluto)- pipeta graduada de 10 ml
- pipeta volumétrica
-pera de borracha
- Becker
- balão volumétrico
-bastao de vidro
- funil
Metodologia: O preparoda solução de líquido/líquido necessitou saber quanto usaria de água e álcool etílico. No experimento foi de 70 porcento de soluto e 30 porcento de solvente. A primeira coisa a se fazer foi encaixar apera de borracha com a pipeta graduada para começar com o solvente, em que seria necessário colocar no caso 30 ml de água no balão volumétrico. Entao, necessitou-se fazer três vezes a técnica da...
tracking img