Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. IDENTIFICAÇÃO

a) Estagiário (a)
Nome: Raiane Fernandes Prazeres
Curso: Enfermagem
Ano: 2011
Período: 7º
Data de início de estágio: 16/05/11
Data de término do estágio: 21/06/11
Jornada semanal e diária: de segunda a sexta das 13h:30 às 18h:30 e 25hs semanais.

b) Campo de Estágio
Estabelecimento: Unidade Mista do Coroadinho
Endereço: Rua da Vitória, s/nº, CoroadinhoRamo de atividade: Unidade Mista
CNES: 2455773
CNPJ: 05760293000129
Inaugurada em 01 de dezembro de 1989.
Cidade: São Luís
Estado: Maranhão
Ramo de Atividade: Gestão em Serviços de Saúde
Natureza da Organização: Administração direta da saúde (MS, SES e SMS)
Professor (a) de Estágio: Rivanúcia Sousa Ribamar

2. INTRODUÇÃO
Durante o período do dia 16 de maio ao dia 21 de junho de 2011 foirealizado um estágio acadêmico na área de Gestão na Unidade Mista do Coroadinho sob supervisão da professora Rivanúcia Sousa Ribamar.
O presente relatório tem o objetivo de relatar as atividades desenvolvidas por alunos (estagiários) referentes à disciplina de Gestão em Saúde. As mesmas nos deram a oportunidade de por em pratica o conhecimento teórico – cientifico adquirido em sala de aula.Capacitando-nos como acadêmicos e nos preparando para o mercado profissional.
Planejamento em saúde Compreende um conjunto de Conhecimentos práticos e teóricos ordenados de modo a possibilitar interagir com a realidade de programar as estratégias e ações necessárias, e tudo o mais que seja delas decorrente, no sentido de tornar possível alcançar os objetivos e metas desejados e nele preestabelecidos.Merhy define Planejar é a arte de elaborar o plano de um processo de mudança. Planejamento como o modo de agir sobre algo de modo eficaz.
No setor da saúde, o planejamento é o instrumento que permite melhorar o desempenho e otimizar a produção e elevar a eficácia e eficiência dos sistemas no desenvolvimento das funções de proteção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde.
Planejar egerenciar são funções administrativas da mais alta importância é o processo de tomar decisões que afetam a estrutura, os processos de produção e o produto de um sistema Implica coordenar os Esforços das várias partes desse sistema para controlar os processos e o rendimento das partes, e Avaliar os produtos finais e resultados. Numa organização, o gerente se responsabiliza pelo uso Efetivo e eficientedos insumos, de forma a traduzi-los em produtos (serviços, por exemplo) que Levam a organização a atingir os resultados que se esperam dela.
O planejamento é um processo que depende fundamentalmente de conhecer intimamente, a Situação atual de um sistema a definir aquela a que se pretende chegar. O plano, portanto, Constitui-se no detalhamento do processo de mudança entre a situação atual e adesejada, sendo o Gerente o responsável por executar essa tarefa.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
     A saúde pública é parte integrante dos sistemas de saúde e a definição das funções essenciais apóia-se no conceito de saúde pública como uma ação coletiva do Estado e da Sociedade Civil para proteger e melhorar a saúde dos indivíduos e das comunidades. É uma noção que ultrapassa as intervenções de basepopulacionais ou comunitárias e que inclui a responsabilidade de garantir o acesso a cuidados de saúde de qualidade. (JUNQUEIRA, 2000)

O que tem caracterizado a prestação dos serviços públicos de saúde é a ineficiência e a baixa qualidade. Isto, como nos outros serviços públicos, não pode ser atribuído apenas às más condições de trabalho, aos baixos salários, à falta de recursos humanos, mas atodos estes fatores. Eles não podem ser responsabilizados, individualmente, mas é a relação que estabelecem entre si e, principalmente, a ausência da regulação da combinação entre estes fatores que deverá ser estabelecida pela gerência. Isso quer dizer que, sem planejamento, direção, coordenação, organização e controle, a tarefa organizacional não será realizada com eficácia. (JUNQUEIRA, 2000)...
tracking img