Relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este relatório tem como objetivo descrever as atividades de estágio acadêmico, supervisionado do curso de Administração de Empresas da Fundação Universidade do Tocantins, realizado na empresa Casa Jota C. As atividades têm com meta o aperfeiçoamento dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, visando preparar profissionais habilitados para o mercado de trabalho.
a)Importância que o estágio teve para a formação profissional
Em um mundo mutável e competitivo, o profissional precisa prepara-se para desafios e inovações, as organizações precisam de profissionais ágeis, empreendedores e dispostos a assumir ricos. Por essa razão o estágio é de suma importância, para a formação profissional, pois é no estágio que o acadêmico põe em pratica o aprendizadoque teve durante o curso de graduação.
A realização do estágio supervisionado se faz necessária, para atender a grade curricular e capacitar para a realização da pratica da seguinte forma: Proporcionar ao estudante a oportunidade de desenvolver suas habilidades e reduzir o impacto da passagem da vida acadêmica para vida profissional, abrindo ao estagiário, mais oportunidade de conhecimentos,diretrizes, forma e funcionamento das organizações.
b) Delimitação do estágio
O estágio foi realizado da empresa Casa Jota C, situada na Rua Raimundo Coelho de Oliveira, 1077. As atividades foram realizadas no período de 04/03 a 30/0/2008 com a carga horária de 60 horas diarias.
A supervisão do estágio ficou a cargo da proprietaria da empresa Jorcelina Antonieta da Cunha, as tarefase obrigações foram definidas pelo grupo de estágio.
c) Identificação da temática, problema, atividades desenvolvidas e metodologia.
A realização do estudo se deu através de pesquisas documentais nos arquivos da própria instituição, pesquisas bibliográficas, em periódicos, jornais e sites especializados no assunto; através de entrevista com a proprietária.

Desenvolvimento

3.1Diagnostico Organizacional
O Diagnóstico Organizacional é uma importante ferramenta de avaliação empresarial, ele pode dar ao empresário uma percepção mais ampla de sua realidade, possibilitando a ele uma gama de informações muito grande para a tomada de decisão.
Com isso existe a possibilidade de tornar uma empresa melhor, para tanto é preciso que se abra espaço para novas idéias e sepreciso até a quebra de paradigmas.

3.1.1 Ambiente Externo
Foram apuradas as informações de Ameaças e Oportunidades quanto a: Tecnologia, Economia, Forças Sociais e Forças Políticas, a Concorrência, a Clientela, os Fornecedores e os Distribuidores. Após entrevistas e observações identificamos o seguinte:

Oportunidades:
a) O crescimento da região;
b) A boa relação com aclientela;
c) A chegada de novos clientes vindo de fora da região com um bom poder aquisitivo;
d) Possibilidade de conseguir novos clientes com a informatização;

Ameaças:
a) A empresa é totalmente desatualizada quanto a informatização;
b) É extremamente suscetível a variação econômica da região;
d) Investimento de empresários de fora da região;
e) A entradade clientes com culturas diferentes;
f) O despreparo e a falta de treinamento da proprietária e da funcionária;

Em relação ao ambiente externo podemos apontar os seguintes fatores:
1. Política econômica que afeta diretamente o resultado da empresa.
2. Má conservação das estradas visto que muitos atrasos na entrega dos produtos ocorrem por causa disso.
3. Migração depessoas de outros estados com culturas e exigências deferentes das pessoas da região.
4. As novas tecnologias e a melhora das condições sócias dos últimos anos só vêm a contribuir visto que a empresa esta tentando acompanhar.

Podemos entender que para a Casa Jota C. poder melhorar seus resultados algumas medidas seriam interessantes como:
1. Informatizar imediatamente a empresa....
tracking img