Relatorio i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MAIO / 10 INTRODUÇÃO O presente documento visa proporcionar ao aluno inscrito no Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis, as informações necessárias para a elaboração dos relatórios I, II e III. O Estágio Supervisionado é obrigatório e faz parte do projeto pedagógico do curso, além deintegrar o itinerário formativo do educando, sendo amparado pela lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. A apresentação de Relatório do Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis é o requisito acadêmico necessário para a conclusão do referido curso e deverá ser realizada em três etapas, sendo confeccionado um relatório ao final de cada etapa. Em cada relatório deverá constar a relaçãoformal do aluno com o mundo do trabalho, onde as atividades práticas são exercidas mediante fundamentação teórica prévia ou simultaneamente adquirida, permitindo ao aluno a familiarização com a realidade contábil e empresarial, desde a observação até a realização de suas atividades.

OBJETIVO GERAL O Estágio Supervisionado tem por objetivo geral proporcionar ao aluno a oportunidade de comparar osconhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica com a realidade organizacional, através da observação e análise do processo prático contábil e, também, desenvolver suas habilidades técnicas, críticas e potencialidades empreendedoras.

1

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Para alcance do objetivo geral, o Estágio Supervisionado busca atender aos seguintes objetivos específicos:  Proporcionaroportunidades de desenvolvimento das habilidades e potencialidades dos alunos;  Visualizar o mercado no cenário contábil, de acordo com amostragem econômica / financeira, estimulando ao estudante o poder de criar mudanças e perspectivas na organização contábil;  Complementar o processo de ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais e busca do aprimoramento pessoal eprofissional;  Atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao estagiário, mais oportunidades de conhecimento da estrutura, filosofia, diretrizes, funcionamento e outros aspectos relevantes das organizações;  Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais empreendedores internos eexternos, capazes de adotar modelos de gestão, métodos e processos inovadores, críticas, novas tecnologias e metodologias alternativas.

CAMPO DE REALIZAÇÃO O Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis será, obrigatoriamente, realizado em organizações legalmente constituídas tais como; órgãos públicos, empresas privadas, organizações estatais, sociedades civis e órgãos representativosde classe, em suma, todas as entidades econômicas e administrativas.

2

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO O Estágio Supervisionado será desenvolvido nas seguintes áreas de concentração:  Departamento Pessoal Folha de pagamento e seus encargos sociais; Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS); Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF); Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED); Guiado Fundo de Garantia e Informações a Previdência (GFIP).

 Departamento Fiscal Escrituração de livros fiscais; Planejamento Tributário; Tributos federais; Tributos estaduais; Tributos municipais; Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF). Demostrativo de Apuração de Contribuições Sociais (DACON)  Departamento Contábil Escrituração Contábil; Plano de Contas; Elaboração dasDemonstrações Financeiras; Análise das Demonstrações Contábeis; Auditoria e Perícia.

3

NOTIFICAÇÃO DA INICIAÇÃO DO ESTÁGIO Ao iniciar o Estágio Supervisionado, o aluno deverá participar ao professor orientador do estágio, a iniciação do mesmo, ocasião em que informará:  Sua identificação (nome, matrícula, período, endereço, telefone, fax, e-mail);  Identificação da organização concedente...
tracking img